Descubra para que servem os diferentes tipos de contraste para exames

Falta de cálcio: médico analisa exame.
Conheça os impactos que a falta de cálcio pode trazer para o seu organismo
3 de fevereiro de 2021
Avaliação de composição corporal: médico examina paciente com estetoscópio.
Avaliação de composição corporal: densitometria óssea x IMC
17 de fevereiro de 2021

Descubra para que servem os diferentes tipos de contraste para exames

Tipos de contraste de exame: médica segura radiografia.

Para obter melhor qualidade nas imagens com um nível elevado de detalhes, é comum utilizar exames com diferentes tipos de contraste. São substâncias que promovem melhor visualização das estruturas internas do paciente, podendo acrescentar informações importantes para o diagnóstico.

Algumas estruturas e tecidos do corpo humano podem ser observados com facilidade e nitidez pelos exames de imagem. Entretanto, outras regiões são mais densas ou pequenas dificultando a visualização precisa, nesse caso, o contraste é a solução ideal.

Os exames contrastados são fundamentais para proporcionar aos médicos uma visão nítida do local examinado, favorecendo diagnósticos eficientes. Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, confira neste post os principais exames e tipos de contraste!

O que é e para que serve o contraste?

O contraste é um líquido utilizado para facilitar a observação de tecidos internos do paciente, fornecendo uma imagem de qualidade para o diagnóstico médico. Pode ser administrado por diversas vias (sendo a oral e no interior das veias as mais comumente utilizadas).

Desde que se respeitem as contraindicações específicas, a utilização do contraste pode ser considerada segura, sendo muito raros os casos de complicações maiores. Dessa forma, os exames que utilizam contraste são muito importantes e seguros ao paciente.

Iremos destacar os dois contraste mais utilizados atualmente:

  • Iodo: contraste que utilizamos em exames de tomografia computadorizada, facilitando a visualização de nódulos, vasos e órgãos sólidos, por exemplo;
  • Gadolínio: contraste utilizado em exames de ressonância magnética, facilitando a avaliação de tumores e processos inflamatórios, por exemplo.

Quais os principais exames contrastados?

Os exames por imagem que utilizam o contraste são realizados em situações em que há dificuldades de observar determinado órgão por meio dos exames normais. Sendo assim, o médico solicita o uso do contraste para aumentar a qualidade e ter mais detalhes para assim determinar um diagnóstico preciso.

Veja os principais exames que podem utilizar o contraste!

Ressonância magnética

Um dos exames mais modernos, a ressonância magnética utiliza o contraste de gadolínio para identificar lesões no cérebro, coluna, articulações, vasos sanguíneos e outros locais do corpo.

Tomografia

Na tomografia computadorizada, o contraste mais utilizado é o Iodo, para obter imagens de alta qualidade para o diagnóstico de tumores e infecções, nas regiões do fígado, cérebro, pulmão, vesícula e pâncreas.

Quais os cuidados com os exames contrastados?

Exame por contraste são realizados com muito cuidado, pois exige especificações próprias que devem ser seguidas criteriosamente. Por esse motivo é fundamental escolher clínicas confiáveis.

É preciso avaliar se a pessoa apresenta alergias ou complicações que podem ser consideradas de risco para o exame. Geralmente, é realizado um contato prévio para realização de exames e atestar a ausência desses fatores.

Para pacientes de maior risco para problemas renais (como diabéticos e hipertensos, por exemplo), sugerimos a realização de exame de função renal antes do exame.

  • Em casos específicos, após a avaliação da equipe médica, é possível prescrever medicações que serão utilizadas como preparo antialérgico no dia anterior ao exame.

Clínica Scoppetta: melhor alternativa para exames de imagem

Os exames de imagem que utilizam o contraste devem ser realizados em uma clínica confiável, que trabalha para ter imagens de qualidade sem afetar a saúde do paciente. É a melhor forma de cuidar da saúde sem correr riscos ao ingerir o contraste.

A tradicional clínica Scoppetta oferece o melhor atendimento para realização de exames por contraste. Com uma estrutura moderna e equipamentos de última geração, proporciona toda segurança e comodidade para promover a saúde.

Além disso, conta com profissionais especialistas e prontos para cuidar do seu exame por contraste, eliminando todos os riscos. Assim, você terá todo apoio para fazer exames e garantir ao seu médico uma imagem de alta definição, favorecendo um diagnóstico rápido e preciso, fatores indispensáveis para o sucesso dos tratamentos.

Como você percebeu, os tipos de contrastes são essenciais para a medicina, pois oferecem imagens de qualidade, colaborando para diagnósticos eficientes. Além de ser seguro, não causa dores ou efeitos colaterais.

Gostou do post? Agora que você já viu sobre os tipos de contraste, acesse o site da clínica Scoppetta e conheça nossos serviços! Veja como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Podemos ajudar?