Ressonância Magnética

O exame de ressonância magnética é um método diagnóstico livre de radiações ionizantes, realizado dentro de um aparelho (magneto) produtor de um campo magnético capaz de gerar imagens internas do corpo humano de altíssima definição. O aparelho também produz ondas de radiofrequência, as quais podem ser ouvidas como ruído, durante a realização do exame.

Trata-se de um exame indolor, onde é fundamental o paciente se manter imóvel durante a aquisição das imagens. Em geral, o estudo dura de 10 a 40 minutos, dependendo da região estudada.

Para a sua realização, o paciente será posicionado no interior do aparelho. Dependendo da região estudada, a cabeça ou os pés ficarão no interior do equipamento.Apesar de ser um dos exames mais completos na atualidade, ainda causa certo temor em muitos pacientes em virtude do ruído produzido durante a realização do exame e do medo de lugares fechados (claustrofobia).
foto 4
Nesse cenário, a Clínica de Diagnósticos Dr. Luiz Scoppetta dispõe de salas de exames acolhedoras, de tecnologia capaz de produzir menores taxas de ruídos, além de permitir a realização de determinados exames (exames de colunas e articulações - verifique com nossa central de agendamentos a viabilidade de seu exame ser realizado no equipamento de campo aberto) no aparelho de ressonância magnética de campo aberto.

Esse último é um equipamento com design diferenciado, o qual apresenta um grande disco horizontal no lugar do túnel, posicionado acima do paciente, permitindo que todas as laterais fiquem abertas. Além disso, permite evitar um eventual procedimento anestésico para a realização do exame.
Segurança: Durante a realização do exame de ressonância magnética, o paciente é observado pelo biomédico e enfermagem através de uma janela, além de ser orientado a segurar um dispositivo que ao ser apertado permite a rápida comunicação com o biomédico. Além disso, permitimos que um acompanhante fique na sala durante a realização do exame, o qual também terá que passar pelos mesmos processos de segurança que o paciente.

Contra-indicações para a realização de ressonância magnética: alguns clips de aneurismas, implantes otológicos cocleares, marcapasso cardíaco. Há algumas restrições em pacientes com tatuagem.Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe.

Contraste venoso: é uma substância que é injetada na veia em alguns exames de ressonância magnética a fim de atingir uma melhor acurácia diagnóstica. Visando a sua segurança, orientamos que pacientes diabéticos e com mais de 70 anos devem apresentar o resultado laboratorial recente da função renal.

Para mais informações sobre segurança na ressonância magnética, acessar o site www.mrisafety.com.

Obrigatória apresentação de documentação, carteira do convênio e solicitação médica. Em casos de dúvidas, converse com o medico radiologista responsável pelo exame.
PREPARO PARA O EXAME: Use roupas confortáveis, sem botões metálicos ou zíper. Em alguns casos, você será orientado à trocar a roupa por um avental hospitalar. Informe, ao médico ou biomédico, se está gestante, usa marcapasso, placa de metal, pino ou qualquer outro implante metálico, válvula cardíaca artificial ou clipe de aneurisma. Antecedentes de ferimento com estilhaços metálicos e de trabalho em contato direto com metais também devem ser mencionados. Qualquer peça metálica no corpo pode causar desconforto ou lesão quando sob efeito do forte campo magnético do equipamento.

Clique aqui para consultar o preparo dos principais exames. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de agendamento para maiores informações sobre o preparo para cada tipo de exame: 11 3874-6666.
× Podemos ajudar?