(11)

Mamografia

Gostou? compartilhe!

Conhecida popularmente como mamografia de alta resolução, a mamografia digital é o exame comumente indicado às mulheres que possuem idade acima dos 40 anos. O procedimento é tido como de rotina, devendo ser realizado regularmente. O exame de mamografia é também realizado em homens.

O principal intuito da mamografia é identificar a presença de nódulos, calcificações, lesões benignas e demais complicações que podem implicar em câncer de mama. Embora seja indicado para mulheres com mais de quarenta anos, o exame deve ser feito obrigatoriamente a partir dos 35 anos, por quem tem avós ou mãe acometidas pela doença.

A mamografia não é indicada para mulheres com menos de 35 anos, já que as mamas ainda estão muito densas e firmes, podendo provocar muita dor. Além disso, o Raio-x não consegue penetrar adequadamente nos tecidos mamários, implicando em um diagnóstico pouco assertivo.

Entre as principais vantagens do exame, é válido ressaltar:

  • A partir do diagnóstico é possível descartar a possibilidade do câncer de mama;
  • O procedimento avalia o tamanho de nódulos, bem como seus tipos;
  • Possibilita o tratamento imediato, assegurando maiores chances de cura (em casos positivos de câncer).

Para realizar o exame, a paciente não deverá usar creme, desodorante, talco ou qualquer outro cosmético na região da mama. Esses produtos podem interferir nos resultados do exame. Ainda assim, é necessário marcar o procedimento para depois da menstruação, pois é o momento em que as mamas ficam menos sensíveis.

Segurança e confiabilidade em mamografia são encontradas na SCOPP Diagnósticos

A clínica está há 26 anos no segmento de exames por imagem, incluindo mamografia, radiografia e ressonância magnética. Profissionais qualificados, bem como equipamentos de ponta fazem parte da rotina da SCOPP, que está localizada em São Paulo, nas regiões Sul e Oeste. Entre em contato e conheça as novidades.