Conheça os impactos que a falta de cálcio pode trazer para o seu organismo

Tumor maligno ou benigno: laços de várias cores representando a prevenção contra tipos de câncer.
Tumor maligno ou benigno? Entenda as diferenças!
27 de janeiro de 2021
Tipos de contraste de exame: médica segura radiografia.
Descubra para que servem os diferentes tipos de contraste para exames
10 de fevereiro de 2021
Tumor maligno ou benigno? Entenda as diferenças!
27 de janeiro de 2021
Tipos de contraste de exame: médica segura radiografia.
Descubra para que servem os diferentes tipos de contraste para exames
10 de fevereiro de 2021

Conheça os impactos que a falta de cálcio pode trazer para o seu organismo

Falta de cálcio: médico analisa exame.

Por ser um nutriente essencial para o organismo, a falta de cálcio causa danos sérios aos ossos, músculos e sistema nervoso. Dessa forma, é indispensável para o funcionamento do metabolismo e prevenção de doenças.

Nesse contexto, o cálcio contribui de forma significativa para a manutenção das funções básicas do organismo. A deficiência desse nutriente devido a má alimentação é um risco grave à saúde e qualidade de vida.

Manter uma alimentação saudável, fornecendo a quantidade de cálcio necessária para o corpo é importante para pessoas de todas as idades, principalmente para prevenir doenças. Confira neste post quais os impactos que a falta de cálcio provoca na saúde!

Qual a função do cálcio no organismo?

O cálcio é o principal constituinte dos ossos é essencial para o equilíbrio metabólico do corpo. Também atua como transporte para substâncias para as células, na contração muscular e coagulação do sangue.

Além disso, tem função importante na formação das estruturas dos dentes, transmissão de impulsos nervosos e secreção de hormônios adrenais. Devido a esses fatores, o cálcio é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo.

Quais os riscos da falta de cálcio?

A falta de cálcio no organismo provoca doenças graves, principalmente relacionadas aos ossos, como a osteoporose, hipocalcemia, raquitismo ou osteomalácia. Os ossos são uma reserva natural de cálcio, com a falta do nutriente, as doenças surgem de forma definitiva.

Quais os principais sintomas da falta de cálcio?

Os principais sintomas relacionados com a falta de cálcio no organismo são: o aumento de peso, câimbras, estresse, ansiedade, depressão, hipertensão arterial, constipação intestinal, insônia, diarreia, cáries, unhas quebradiças e perda de memória.

Quais as principais causas da falta de cálcio?

Os principais motivos da falta de cálcio no organismo são a má alimentação, que fornece baixa quantidade do nutriente e compromete as reservas naturais. Algumas alterações hormonais, doenças e síndromes genéticas podem afetar a absorção do nutriente e causar a deficiência do cálcio.

Como é feito o diagnóstico de falta de cálcio?

O diagnóstico é realizado por um médico, que determina que o paciente realize exames. Dentre os mais importantes está a densitometria óssea, que consiste em um exame moderno e rápido para diagnosticar e acompanhar doenças relacionadas com a falta de cálcio.

Como aumentar a absorção do cálcio?

A alimentação saudável é importante para fornecer ao organismo quantidade e qualidade suficiente para manter as atividades vitais e prevenir doenças. Com o cálcio não é diferente, ingerir alimentos ricos no nutriente é indispensável, tanto para jovens quanto para os adultos.

Sendo assim, é muito comum ouvir dizer que os leites e derivados são as principais fontes de cálcio. Embora sejam famosos pela alta concentração do nutriente, existem outras opções para compor um cardápio variado e garantir muito cálcio ao organismo.

Veja alimentos que contribuem para aumentar a reserva de cálcio no seu organismo:

• sardinha e atum;
  • brócolis;
  • ameixa-preta;
  • abacate;
  • amêndoas e outras oleaginosas.

Além desses alimentos, em alguns casos é preciso elevar a fonte de cálcio para suprir as necessidades do organismo. Para tanto, o médico pode prescrever o uso de suplementos alimentares e até medicamentos, de acordo com o quadro e características do paciente.

Procurar ajuda médica é fundamental!

Ao notar que os sintomas da falta de cálcio estão recorrentes, é importante procurar acompanhamento médico imediatamente. Sobretudo, para ter um diagnóstico precoce, que é essencial para o sucesso de qualquer tratamento.

A saúde deve ser uma prioridade, por isso, manter hábitos saudáveis é a melhor forma para prevenir doenças. Com uma alimentação balanceada, por exemplo, você fornece ao seu corpo não apenas uma boa quantidade de cálcio, mas também outros nutrientes indispensáveis para o funcionamento do metabolismo.

Portanto, se deseja estar sempre bem-disposto e livre de qualquer ameaça à sua qualidade de vida e bem-estar, é primordial evitar a falta de cálcio. Assim, além de prevenir doenças, você vai preservar a sua saúde ao longo da vida.

Gostou do post? Estar bem informado contribui significativamente para permanecer saudável e se você deseja ter acesso a conteúdos de qualidade, não perca tempo! Assine agora mesmo o boletim informativo da Clínica SCOPP!

1. Sandra moura disse:

Gostei das informações, tenho Osteoporose e procuro me inteirar do assunto quando posso.

2. Gostei muito fíquei mais informada
    Td que eu queria saber

3. Gostei muito fíquei mais informada
    Td que eu queria saber