Ressonância Magnética

O exame de ressonância magnética é um método diagnóstico livre de radiação, realizado dentro de um aparelho produtor de campo magnético capaz de gerar imagens internas do corpo humano com alta definição. O aparelho também produz ondas de radiofrequência, as quais podem ser ouvidas como ruído durante a realização do exame.

É um exame indolor e é fundamental o paciente ficar imóvel durante a aquisição das imagens. Em geral, o estudo dura entre 20 e 40 minutos, dependendo da região estudada.

Para a sua realização, o paciente será posicionado no interior do aparelho. Dependendo da região estudada, a cabeça ou os pés ficarão no interior do tubo.

A Clínica de Diagnósticos Dr. Luiz Scoppetta dispõe de salas de exames acolhedoras e tecnologia capaz de produzir menores taxas de ruídos, além de permitir a realização de determinados exames no aparelho de ressonância magnética de campo aberto (exames de colunas e articulações - verifique com nossa central de agendamentos a viabilidade de seu exame ser realizado no equipamento de campo aberto) .
foto 4
Ressonância magnética de campo aberto
O aparelho de campo aberto é um equipamento com design diferenciado, com grande disco horizontal no lugar do túnel, posicionado acima do paciente, permitindo que todas as laterais fiquem abertas, aumentando a sensação de bem estar. Ajuda a evitar eventual procedimento anestésico para a realização do exame em pacientes claustrofóbicos.

Segurança: Durante a realização do exame de ressonância, o paciente é observado pelo biomédico através de uma janela, além de ser orientado a segurar um dispositivo que ao ser apertado permite a rápida comunicação com toda equipe. Em casos especiais, permitimos a presença de um acompanhante em sala durante a realização do exame, sendo necessário respeitar todos os protocolos de segurança.
Segurança: Durante a realização do exame de ressonância magnética, o paciente é observado pelo biomédico e enfermagem através de uma janela, além de ser orientado a segurar um dispositivo que ao ser apertado permite a rápida comunicação com o biomédico. Além disso, permitimos que um acompanhante fique na sala durante a realização do exame, o qual também terá que passar pelos mesmos processos de segurança que o paciente.

Contra-indicações para a realização de ressonância magnética: entre as principais, clipes de aneurismas, implantes otológicos cocleares e marcapasso cardíaco. Há algumas outras restrições, como paciente com tatuagem recente, por exemplo. Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa equipe.

Contraste venoso: Em alguns exames será necessário utilizar contraste venoso, que é uma substância injetada na veia para facilitar a visualização de alguns achados, conforme a indicação clínica do médico solicitante. Por segurança, alguns pacientes, como diabéticos ou idosos (>70 anos) deverão apresentar teste recente de função renal no dia do exame.

Obrigatória apresentação de documentação, carteira do convênio e solicitação médica. Em casos de dúvidas, converse com o medico radiologista responsável pelo exame.
PREPARO PARA O EXAME: Provavelmente você precisará retirar suas roupas e colocar um avental para a realização do exame. Isso evita possíveis acidentes com zíper, fechos de metal e/ou qualquer outro tipo de material. Em alguns tipos de exames, será necessário jejum.

Clique aqui para consultar o preparo dos principais exames. Em caso de dúvida, entre em contato com a central de agendamento para maiores informações sobre o preparo para cada tipo de exame: 11 3874-6666.

× Podemos ajudar?