Conheça os impactos que a falta de cálcio pode trazer para o seu organismo

Tumor maligno ou benigno: laços de várias cores representando a prevenção contra tipos de câncer.
Tumor maligno ou benigno? Entenda as diferenças!
27 de janeiro de 2021
Tipos de contraste de exame: médica segura radiografia.
Descubra para que servem os diferentes tipos de contraste para exames
10 de fevereiro de 2021

Conheça os impactos que a falta de cálcio pode trazer para o seu organismo

Falta de cálcio: médico analisa exame.

Por ser um nutriente essencial para o organismo, a falta de cálcio causa danos sérios aos ossos, músculos e sistema nervoso. Dessa forma, é indispensável para o funcionamento do metabolismo e prevenção de doenças.

Nesse contexto, o cálcio contribui de forma significativa para a manutenção das funções básicas do organismo. A deficiência desse nutriente devido a má alimentação é um risco grave à saúde e qualidade de vida.

Manter uma alimentação saudável, fornecendo a quantidade de cálcio necessária para o corpo é importante para pessoas de todas as idades, principalmente para prevenir doenças. Confira neste post quais os impactos que a falta de cálcio provoca na saúde!

Qual a função do cálcio no organismo?

O cálcio é o principal constituinte dos ossos é essencial para o equilíbrio metabólico do corpo. Também atua como transporte para substâncias para as células, na contração muscular e coagulação do sangue.

Além disso, tem função importante na formação das estruturas dos dentes, transmissão de impulsos nervosos e secreção de hormônios adrenais. Devido a esses fatores, o cálcio é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo.

Quais os riscos da falta de cálcio?

A falta de cálcio no organismo provoca doenças graves, principalmente relacionadas aos ossos, como a osteoporose, hipocalcemia, raquitismo ou osteomalácia. Os ossos são uma reserva natural de cálcio, com a falta do nutriente, as doenças surgem de forma definitiva.

Quais os principais sintomas da falta de cálcio?

Os principais sintomas relacionados com a falta de cálcio no organismo são: o aumento de peso, câimbras, estresse, ansiedade, depressão, hipertensão arterial, constipação intestinal, insônia, diarreia, cáries, unhas quebradiças e perda de memória.

Quais as principais causas da falta de cálcio?

Os principais motivos da falta de cálcio no organismo são a má alimentação, que fornece baixa quantidade do nutriente e compromete as reservas naturais. Algumas alterações hormonais, doenças e síndromes genéticas podem afetar a absorção do nutriente e causar a deficiência do cálcio.

Como é feito o diagnóstico de falta de cálcio?

O diagnóstico é realizado por um médico, que determina que o paciente realize exames. Dentre os mais importantes está a densitometria óssea, que consiste em um exame moderno e rápido para diagnosticar e acompanhar doenças relacionadas com a falta de cálcio.

Como aumentar a absorção do cálcio?

A alimentação saudável é importante para fornecer ao organismo quantidade e qualidade suficiente para manter as atividades vitais e prevenir doenças. Com o cálcio não é diferente, ingerir alimentos ricos no nutriente é indispensável, tanto para jovens quanto para os adultos.

Sendo assim, é muito comum ouvir dizer que os leites e derivados são as principais fontes de cálcio. Embora sejam famosos pela alta concentração do nutriente, existem outras opções para compor um cardápio variado e garantir muito cálcio ao organismo.

Veja alimentos que contribuem para aumentar a reserva de cálcio no seu organismo:

  • sardinha e atum;
  • brócolis;
  • ameixa-preta;
  • abacate;
  • amêndoas e outras oleaginosas.

Além desses alimentos, em alguns casos é preciso elevar a fonte de cálcio para suprir as necessidades do organismo. Para tanto, o médico pode prescrever o uso de suplementos alimentares e até medicamentos, de acordo com o quadro e características do paciente.

Procurar ajuda médica é fundamental!

Ao notar que os sintomas da falta de cálcio estão recorrentes, é importante procurar acompanhamento médico imediatamente. Sobretudo, para ter um diagnóstico precoce, que é essencial para o sucesso de qualquer tratamento.

A saúde deve ser uma prioridade, por isso, manter hábitos saudáveis é a melhor forma para prevenir doenças. Com uma alimentação balanceada, por exemplo, você fornece ao seu corpo não apenas uma boa quantidade de cálcio, mas também outros nutrientes indispensáveis para o funcionamento do metabolismo.

Portanto, se deseja estar sempre bem-disposto e livre de qualquer ameaça à sua qualidade de vida e bem-estar, é primordial evitar a falta de cálcio. Assim, além de prevenir doenças, você vai preservar a sua saúde ao longo da vida.

Gostou do post? Estar bem informado contribui significativamente para permanecer saudável e se você deseja ter acesso a conteúdos de qualidade, não perca tempo! Assine agora mesmo o boletim informativo da Clínica SCOPP!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Podemos ajudar?