Avaliação de composição corporal: densitometria óssea x IMC

Tipos de contraste de exame: médica segura radiografia.
Descubra para que servem os diferentes tipos de contraste para exames
10 de fevereiro de 2021
Mioma uterino: médico segura mão de paciente.
Mioma uterino: sintomas, diagnóstico e tratamento
24 de fevereiro de 2021

Avaliação de composição corporal: densitometria óssea x IMC

Avaliação de composição corporal: médico examina paciente com estetoscópio.

A densitometria óssea e o IMC são duas formas para a avaliação da composição corporal e saber qual a melhor forma para avaliar é essencial.

A avaliação da composição corporal, que é fundamental para avaliar os resultados dos tratamentos e treinamentos físicos, consiste em uma forma para mensurar a evolução do corpo quando submetido a estímulos físicos regulares.

Nesse contexto, praticantes de atividades físicas precisam acompanhar a composição corporal para alcançar os resultados esperados. Além disso, é uma informação importante para cuidar da saúde.

Mas você sabe qual a melhor maneira para fazer a avaliação da composição corporal? Ter informações precisas sobre o próprio corpo é essencial para saber como melhorar a performance e ser mais saudável. 

Confira, neste post, um comparativo entre a densitometria óssea e o IMC e descubra qual deles é uma avaliação corporal mais efetiva!

Qual a importância da composição corporal?

A composição corporal tem grande importância para a prática clínica e esportiva, principalmente por demonstrar a gordura corporal e tecidos isentos dela. É uma informação valiosa para identificar diversas alterações metabólicas.

Nesse contexto, a composição corporal tem influência direta no quadro de saúde, também é importante para a avaliação da performance física de praticantes de exercícios. Por isso, é preciso ter métodos confiáveis e precisos para medir a composição corporal, identificando com precisão a gordura presente no corpo.

O que é densitometria óssea?

A densitometria óssea é realizada por um aparelho moderno, utilizado para diagnosticar a osteoporose e outras complicações. O método é capaz de proporcionar uma avaliação precisa da gordura corporal e da massa magra.

A densitometria é uma forma de fazer a avaliação da composição corporal que funciona como um scanner com um alto índice de precisão, muito superior aos métodos de dobras cutâneas e bioimpedância.

O que é IMC?

O Índice de massa corporal – IMC é outra forma para calcular a composição corporal, conhecida popularmente por ser um método simples, utilizado para ter uma média da massa do corpo, sendo que qualquer pessoa pode fazer.

Basta dividir o peso do indivíduo pela altura elevada ao quadrado, os resultados que estão até 18,5 significa que a pessoa está abaixo do peso e acima de 25, acima do peso. No entanto, o IMC é uma medida limitada e nem sempre os valores indicados no cálculo correspondem à realidade presente no corpo do indivíduo.

Qual a melhor forma de avaliação da composição corporal?

Ter dados exatos é primordial para alcançar os resultados esperados, especialmente para quem pratica exercícios físicos. Com informações precisas, tudo fica mais fácil para tomar as decisões e medidas corretas para aprimorar os resultados com rapidez.

Considerando esses aspectos, o melhor método para avaliação da composição corporal é o exame de densitometria óssea, pois permite uma avaliação precisa e personalizada do percentil de gorduras e outros parâmetros (como o percentil de massa magra/músculo), permitindo o acompanhamento evolutivo destes números.

Dessa forma, o exame de densitometria é a alternativa mais eficiente para acompanhar os índices de gordura e massa magra do corpo. Com resultados específicos, é possível ter objetivos claros e traçar ações eficazes – seja de para motivos desportivos, estéticos ou tratamentos clínicos.

Scoppetta: melhor opção para exame de densitometria óssea!

O exame de densitometria fornece dados relevantes sobre o estado do indivíduo, contribuindo para a eficiência dos resultados. Embora seja um exame preciso, é essencial contar com uma clínica confiável e segura.

Nesse sentido, a Scoppetta é a melhor alternativa para você ter resultados exatos e feitos de forma personalizada por meio de equipamentos modernos e uma equipe especialista, tudo para proporcionar dados confiáveis e seguros.

Além disso, a Scoppetta é tradicional quando se trata de exames por imagem, atuando no mercado desde 1993 oferecendo soluções perfeitas para o diagnóstico por imagem, reconhecida pela qualidade e alta tecnologia nos serviços.

Sendo assim, é a opção ideal para você fazer o exame de densitometria óssea e monitorar a composição corporal com dados reais e exatos. 

Assim, será mais fácil buscar as soluções necessárias para atender às suas expectativas, beneficiando a saúde, elevando a performance física e estética.

A avaliação da composição corporal é uma informação extremamente útil para qualquer pessoa, seja praticante de atividades físicas ou não. Pode auxiliar a adotar hábitos certos, que contribuem para promover a saúde no sentido mais amplo.

Gostou do post? Agora que você já viu a melhor forma para fazer a avaliação da composição corporal, acesse o site da Scoppetta e conheça nossos exames! Saiba como ter alta qualidade e segurança em exames por imagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Podemos ajudar?