Outubro Rosa: o que você precisa saber sobre o câncer de mama

Médico observa exames contrastados
Exames contrastados são seguros? Entenda aqui os principais riscos
11 de dezembro de 2020
Médico observa exames contrastados
Exames contrastados são seguros? Entenda aqui os principais riscos
11 de dezembro de 2020

Outubro Rosa: o que você precisa saber sobre o câncer de mama

Mulheres unidas contra o câncer de mama no Outubro rosa

Todos os anos, o mês de outubro é marcado pela campanha do outubro rosa. São ações que tem o objetivo de frisar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além disso, é uma iniciativa que leva informações relevantes sobre a doença, com o intuito de conscientizar as mulheres sobre os sintomas e tratamentos. Sendo assim, contribui para disseminar orientações e promover a saúde.

Estar bem informada é essencial, ainda mais sobre um tema importante. Pensando nisso, confira neste post informações valiosas sobre o assunto e saiba mais sobre o câncer de mama!

Como é a prevenção do câncer de mama?

O câncer de mama é formado quando há multiplicação desordenada das células, causando um tumor. É o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo.

Algumas atitudes podem ajudar a impedir o surgimento dessa doença e são orientados em toda campanha do outubro rosa. Basicamente, são hábitos que mantêm o corpo saudável e proporcionam inúmeros benefícios.

Esses hábitos são:

  • alimentação saudável;
  • exercícios físicos regulares;
  • equilíbrio do peso corporal;
  • autoexame e mamografia anual.

Quais os sintomas do câncer de mama?

Os sintomas do câncer de mama podem se manifestar de formas diferentes, de acordo com o quadro do paciente. Alguns sintomas são percebidos no autoexame, outros se tornam aparentes. É preciso observar com atenção os seguintes sinais:

  • descamação do mamilo;
  • dor;
  • edema cutâneo na pele;
  • hiperemia;
  • inversão do mamilo;
  • linfonodos palpáveis na axila;
  • nódulo;
  • retração cutânea;
  • secreção papilar.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico precoce é essencial e eleva significativamente as possibilidades de cura. Para isso, os exames de rotina como o autoexame, mamografia e ultrassonografia são determinantes para identificar a doença com antecedência. No entanto, a biópsia é a única forma para confirmação.

Quais os tratamentos para a doença?

O tratamento do câncer de mama leva em consideração o estágio da doença, características biológicas e condições da paciente. Com essas informações, o médico especialista vai indicar o tratamento mais apropriado, que podem ser:

  • cirurgias;
  • radioterapia;
  • quimioterapia;
  • hormonioterapia;
  • tratamentos paliativos.

Por que a mamografia é importante? 

A mamografia tem o objetivo de detectar o câncer de mama ainda no estágio inicial, o que é fundamental para o sucesso do tratamento. De fato, é a melhor forma para elevar as chances de cura e reduzir os efeitos da doença.

Qual o momento certo de realizar o exame?

A recomendação da grande maioria dos médicos especialistas é fazer a mamografia anualmente, para mulheres a partir dos 40 anos. No entanto, se houver risco elevado, como o histórico familiar próximo, o ideal é começar a partir dos 30 anos.

Como o exame é realizado?

A mamografia é feita por um exame de raio-x realizada em um equipamento denominado mamógrafo. A mama da paciente é comprimida em duas placas de acrílico, permitindo uma visualização completa.

Quais são as dúvidas mais frequentes?

O câncer de mama é alvo de muitas dúvidas, mesmo com a campanha do outubro rosa. Diante da gravidade do assunto, é preciso estar bem informada para agir com proatividade e preservar a saúde, sobretudo para entender melhor como é o exame da mamografia.

Veja as principais dúvidas sobre a mamografia!

Por que fazer a compressão?

A mama é composta por diferentes tipos de tecidos, nesse sentido, a compressão é necessária para dissociar os tecidos e proporcionar maior nitidez no exame. É uma forma para ter mais precisão e evitar ter que repetir o exame.

Pode fazer?

Não há situações em que não seja permitido fazer o exame. Mesmo causando incômodos, pode salvar vidas, pois o exame de qualidade contribui para ter um diagnóstico precoce.     

Quem tem silicone pode fazer?

A prótese de silicone não impede o exame da mamografia, entretanto, é preciso avisar o profissional para posicionar melhor a mama no equipamento. No caso de resultado duvidoso, é provável ter que fazer outro exame de detecção, como o ultrassom ou ressonância magnética.

O outubro rosa é uma iniciativa especial, onde a conscientização sobre a prevenção, importância do diagnóstico precoce e tratamentos do câncer de mama toma proporção mundial.

É uma forma de despertar a atenção para a importância de prevenir uma doença séria, que atinge milhares de pessoas todos os anos. Portanto, se você deseja preservar a sua saúde, é importante manter os exames em dia e adotar hábitos para prevenir o câncer de mama, como é abordado fortemente durante o outubro rosa. Gostou do post? Agora que está bem informada sobre o outubro rosa, acesse o site da Scopp e saiba como ter diagnósticos de imagem precisos e confiáveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.