Conheça os tipos de exames de imagem e saiba como funcionam

Equipamento para realização de ressonância magnética.
Ressonância magnética: o que você deve saber antes de fazer?
8 de janeiro de 2021
Tumor maligno ou benigno: laços de várias cores representando a prevenção contra tipos de câncer.
Tumor maligno ou benigno? Entenda as diferenças!
27 de janeiro de 2021
Equipamento para realização de ressonância magnética.
Ressonância magnética: o que você deve saber antes de fazer?
8 de janeiro de 2021
Tumor maligno ou benigno: laços de várias cores representando a prevenção contra tipos de câncer.
Tumor maligno ou benigno? Entenda as diferenças!
27 de janeiro de 2021

Conheça os tipos de exames de imagem e saiba como funcionam

Exames de imagem: ultrassom.

O avanço tecnológico trouxe diversos benefícios à medicina, especialmente para a radiologia, que conta com exames de imagem cada vez mais nítidos. Com essa modernidade, é possível investigar o organismo sem métodos invasivos.

Os exames de imagem são fundamentais para fornecer detalhes do paciente, facilitando o diagnóstico e tratamento de uma doença ou lesão. Sendo assim, são indispensáveis para uma análise clínica eficiente e precisa.

Você sabe quais são os principais exames de imagem? Para ajudar a entender melhor o assunto, confira neste post os tipos de diagnóstico por imagens mais usuais, como funcionam e mais informações relevantes para ficar por dentro de tudo!

O que são exames de imagem

Os exames de imagem são métodos utilizados para observar os tecidos e órgãos internos do organismo do paciente. É um procedimento que utiliza a tecnologia para obter imagens nítidas da parte interna do corpo, sendo essencial para o diagnóstico e prescrição de tratamentos. Veja quais são os principais exames de imagem!

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é utilizada na emissão de raio-x e oferece uma visão ampla dos tecidos em diferentes dimensões. O exame tem ótima resolução de imagem e é de rápida realização.

Como é feito

A tomografia serve para casos que é necessário ter uma visão precisa e ampla dos tecidos e estruturas internas do corpo, pois permite uma análise detalhada. O exame é feito em uma sala apropriada, onde o paciente se deita na mesa de exame e se inicia a captação das imagens.

A depender da hipótese clínica, poderá ser necessária a utilização de contraste na veia. O paciente poderá ser orientado durante a aquisição das imagens a segurar a respiração, para que as imagens fiquem mais nítidas.

Ressonância magnética

A ressonância magnética utiliza ondas de rádio e magnetismo para obter imagens de alta qualidade, ou seja, nesse exame não é utilizado a radiação ionizante. É utilizada para diversas situações que afetam as estruturas internas, como:

  • lesões;
  • tumores;
  • coágulos;
  • esclerose e AVC;
  • doenças neurológicas;
  • hérnias de disco;
  • inflamações;
  • órgãos internos;
  • tecidos moles.

Como é feito

O exame se inicia com o paciente retirando todos os objetos de metal do corpo, devido ao campo magnético criado pelo equipamento. Em seguida, permanece deitado para gerar as imagens da região desejada. 

A depender da região que será estudada, o paciente poderá entrar no tubo a partir da cabeça ou a partir dos pés. É muito importante que o paciente fique o mais imóvel possível durante todo o exame para que as imagens fiquem mais nítidas. 

Radiografia

A radiografia, ou raio-X, é o exame de imagem mais conhecido e antigo. É indicado para analisar imagens das estruturas do corpo, por exemplo, os ossos, arcada dentária, tórax e outras regiões.

Como é feito

O raio-X pode ser realizado com ou sem contraste. O contraste tem indicações muito específicas, e poderá ser administrado por diversas vias, como por exemplo por via oral ou retal.

Mamografia  

A mamografia é o exame de imagem realizado para estudar as estruturas internas da mama por meio de doses reduzidas de raio-X. Consiste no principal exame para a prevenção e diagnóstico do câncer de mama.

Como é feito

A mamografia também utiliza feixe de raio-X. O exame ajuda a identificar os tecidos da mama, favorecendo uma imagem mais clara. O exame é considerado seguro.

Ultrassonografia

O ultrassom é um tipo de exame por imagem que também não utiliza radiação. Tudo acontece pela emissão de ondas sonoras, que atinge os tecidos e forma as imagens. 

Serve para analisar as estruturas do corpo em tempo real. Algumas das principais indicações é na avaliação da glândula tireóide, mama, abdome e do feto.

Como é feito

A realização do exame é simples, basta que a área esteja despida e o profissional coloque o gel para evitar o atrito e ajudar na formação da imagem. Assim, ele passa o transdutor suavemente pela pele e as imagens surgem na tela do equipamento.

Por que é essencial contar com os exames de imagem?

A evolução dos equipamentos utilizados para o diagnóstico por imagem é substancial para a medicina. Além de proporcionar imagens de alta resolução, demonstram em detalhes os tecidos  estruturas analisadas, favorecendo uma análise precisa dos médicos.

Os exames por imagem são imprescindíveis para o sucesso do tratamento, por isso, merecem atenção especial para escolher uma clínica confiável. Portanto, ter imagens de qualidade é essencial para uma análise clínica eficaz.

Se você deseja ter exames por imagem com alta qualidade, a clínica Scoppetta é a melhor alternativa. Com equipamentos de última geração e uma equipe especializada, os exames são seguros, rápidos e com ótimos resultados. É a garantia de que o seu médico terá imagens perfeitas para orientar o tratamento da melhor forma.

Gostou do conteúdo? Conheça agora mesmo as modalidades de exames por imagens oferecidos pela Clínica Scoppetta e saiba como ter qualidade, segurança e confiabilidade no diagnóstico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.