Meu médico solicitou uma tomografia computadorizada, e agora?

Endometriose: médica aperta as mãos de paciente.
Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento
3 de março de 2021
Tipos de ultrassonografia: médicos avaliam exama de imagem.
Tipos de ultrassonografia: entenda as diferenças entre eles
17 de março de 2021
Endometriose: médica aperta as mãos de paciente.
Endometriose: sintomas, diagnóstico e tratamento
3 de março de 2021
Tipos de ultrassonografia: médicos avaliam exama de imagem.
Tipos de ultrassonografia: entenda as diferenças entre eles
17 de março de 2021

Meu médico solicitou uma tomografia computadorizada, e agora?

Tomografia computadorizada: médico e paciente observam exame.

tomografia-computadorizada

Uma das ferramentas mais utilizadas para o diagnóstico, a tomografia computadorizada, é um exame de imagem importante para a prática médica!

A tomografia computadorizada é um dos exames de imagem mais utilizados pela medicina para um diagnóstico preciso. Um recurso importante para auxiliar os profissionais da saúde a identificar doenças ou lesões e prescrever o tratamento adequado.  

Embora seja um exame comum e indicado em diversas situações, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona, o que causa certa apreensão. Por isso, é fundamental entender tudo antes de realizar a tomografia computadorizada.

Para ajudar você a compreender tudo e saber o que fazer se o seu médico solicitar esse exame de imagem, confira neste post uma visão geral sobre a tomografia computadorizada e fique por dentro de informações relevantes!

O que é a tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo que permite a visualização de tecidos, órgãos e estruturas em diversas partes do corpo. O exame é mais preciso e moderno em relação à radiografia comum, ou raio-X.

O exame da tomografia computadorizada é capaz de fornecer imagens de alta definição, e pode ser utilizado para estudar diferentes partes do corpo, como por exemplo o tórax, abdome, crânio e ossos.

Para que serve?

Fundamental para a medicina, a tomografia computadorizada serve para fornecer imagens de alta definição para o diagnóstico de lesões ou doenças. É um recurso para proporcionar aos médicos uma imagem de qualidade das partes internas do organismo.

Em outras palavras, é um exame que fornece uma imagem com riqueza de detalhes dos tecidos e estruturas internas do corpo. Dessa forma, tem um papel importante no diagnóstico preciso e eficiente, fator indispensável para o tratamento dos pacientes.

O exame da tomografia computadorizada pode auxiliar a identificar diversas doenças, podendo ser destacado seu papel nas condições abaixo:

  • acidentes vasculares cerebrais – AVC;
  • aneurismas;
  • derrame pleural;
  • edema cerebral;
  • embolia pulmonar;
  • fraturas;
  • hemorragias;
  • nódulos e tumores;
  • pneumonia.

Qual a diferença entre tomografia computadorizada e raio-x?

Tanto a tomografia computadorizada quanto o exame de radiografia ou raio-x, utilizam a radiação para produzir imagens internas do organismo.

O raio-x, embora seja um método mais antigo, ainda é muito utilizado na prática médica diária, porém a avaliação das imagens é mais limitada. É muito útil em condições clínicas específicas, principalmente para check up e em casos de pronto socorro. Já no caso da tomografia computadorizada, as imagens são de altíssima resolução, inclusive com a possibilidade de visualização 3D, fornecendo maior nitidez e detalhes.

Como a tomografia computadorizada é realizada?

O exame da tomografia computadorizada é realizado por um aparelho moderno em formato de um tubo. O paciente se deita na maca e o aparelho emite pequenas doses de radiação em torno da pessoa, resultando em imagens nítidas processadas por um computador. Geralmente, o exame dura alguns poucos minutos, e o paciente deve ficar parado durante a aquisição das imagens

Quais as vantagens?

A tecnologia proporciona benefícios importantes para a área da medicina, auxiliando a reduzir desconfortos e aumentar a precisão dos tratamentos. Quando se trata da tomografia computadorizada, oferece as seguintes vantagens:

  • imagens de alta definição;
  • exame não invasivo;
  • exame seguro;
  • maior facilidade para a avaliação do médico.

Como se preparar para o exame?

O preparo para o exame da tomografia computadorizada vai depender da região que será analisada e do tipo de exame. Caso for necessário utilizar contraste, em alguns casos, poderá ser preciso permanecer em jejum por algumas horas antes do exame.

Antes de iniciar a tomografia, os pacientes são orientados a retirar qualquer objeto de metal  que possa prejudicar na avaliação das imagens. 

Escolher uma clínica de confiança é fundamental!

O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento de qualquer doença, pois aumenta de forma considerável as possibilidades de sucesso. Consiste na melhor maneira para cuidar da saúde e evitar que qualquer problema se agrave.

Nesse contexto, para ter imagens de qualidade e um exame seguro é essencial escolher uma clínica que tenha tradição e ofereça os melhores serviços. Assim, você vai fornecer ao médico imagens em alta definição, ideal para uma análise eficiente.

A Clínica Scoppetta atua há décadas realizando exames de imagem com alta qualidade e segurança para os pacientes. 

Com equipamentos de alta tecnologia e corpo clínico especialista, é a melhor alternativa para você realizar exames e ter o melhor atendimento, além de imagens perfeitas para a análise do seu médico.

Como percebeu, esse tipo de exame de imagem é essencial para o diagnóstico de inúmeras doenças. Portanto, conhecer bem esse exame e optar por uma clínica confiável é imprescindível para cuidar bem da sua saúde.

Gostou do post? Se você deseja conhecer a melhor forma para fazer seus exames de imagem, não perca tempo! Conheça agora mesmo a tomografia computadorizada da clínica Scoppetta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.