Jejum para exames: cuidados e dicas essenciais

medicina da mulher: doutora receitando para paciente
Medicina da mulher: cuidados essenciais que toda mulher deve ter
16 de dezembro de 2021
diagnósticos por imagem: doutora mostrando radiografia para paciente
Diagnósticos por imagem: como funcionam?
30 de dezembro de 2021
medicina da mulher: doutora receitando para paciente
Medicina da mulher: cuidados essenciais que toda mulher deve ter
16 de dezembro de 2021
diagnósticos por imagem: doutora mostrando radiografia para paciente
Diagnósticos por imagem: como funcionam?
30 de dezembro de 2021

Jejum para exames: cuidados e dicas essenciais

Jejum para exames: médica segurando maçã e fita métrica

O jejum para exames pode ser um incômodo para algumas pessoas. Por isso, muitos acabam adiando a realização dos procedimentos pela restrição na alimentação necessária. Contudo, nem sempre é preciso passar por longos períodos em jejum para fazer alguns exames.

Na leitura de hoje, você vai conhecer a importância do jejum para exames, entender porque ele deve ser feito, e quando ele é indicado!

A importância do jejum para exames

A necessidade para a realização do jejum para exames é devido ao fato de que os valores de referência foram obtidos em análises de pessoas que estavam em jejum. Dessa forma, foi criado um padrão simples para ser acompanhado por qualquer pessoa.

De maneira geral, é preciso ficar sem se alimentar durante três ou quatro horas antes da coleta da amostra. Esse prazo é baseado no período necessário para que o organismo consiga metabolizar os alimentos. No entanto, é importante ressaltar que cada organismo age de uma forma diferente, e por isso existe uma margem de tempo.

Além disso, é importante também destacar o jejum prolongado, de oito a doze horas, para exames de sangue. Esse período é necessário para garantir que algumas gorduras ingeridas possam ser metabolizadas.

Caso contrário, a amostra que foi coletada pode ser interpretada como lipêmica. Ou seja, quando o sangue fica mais turvo e, de acordo com os métodos usados pelo laboratório da coleta, os resultados podem ser comprometidos, sem obter precisão.

Exames que precisam de jejum

Devemos esclarecer que nem todos os exames exigem jejum, mesmo os de sangue. No entanto, longos períodos são solicitados porque quase sempre a avaliação de algumas substâncias está inclusa. Veja o jejum para exames de sangue mais comuns:

  • glicemia – 8 horas a 14 horas ou de acordo com a orientação do médico;
  • perfil lipídico – 12 horas, para pedidos com glicemia, o jejum máximo é de 14 horas, além disso, é  recomendável a abstinência de álcool 72 horas antes da coleta, visto que a substância pode interferir no exame;
  • ureia e creatinina – 3 horas ou conforme orientação médica;
  • TGO e TGP (enzimas produzidas pelo fígado) – 3 horas ou conforme orientação médica;
  • TSH (hormônio estimulador da tireoide) – 4 horas ou conforme orientação médica;
  • coagulograma – 3 horas ou conforme orientação médica;
  • eletrólitos (sódio, cálcio, potássio e fósforo) – 3 horas ou conforme orientação médica.

Quando são solicitadas diversas análises em um mesmo exame de sangue, é importante permanecer em jejum para exames o tempo necessário para que seja possível a avaliação de todos os parâmetros requisitados.

Além dos exames de sangue, exames de imagem também exigem o preparo com jejum. Alguns deles são a ressonância magnética, tomografia computadorizada com contraste, ultrassom de abdômen total, superior ou de hipocôndrio direito.

O jejum é fundamental para estes exames, permitindo a visualização adequada e, consequentemente, contribuindo para que o resultado correto seja obtido pelo profissional responsável.

Cuidados necessários aos realizar jejum

Em grande parte dos casos, o consumo de água é liberado. Contudo, isso não se aplica a outros líquidos, como chás, sucos, refrigerantes e muito menos bebidas alcoólicas.

Da mesma forma, quando um jejum exige o período de 12 horas, esse tempo deve ser respeitado em sua totalidade, e não faltando alguns minutos ou mesmo horas. Essas precauções podem parecer excessivas, no entanto, são extremamente necessárias para alcançar resultados fiéis nos exames.

Por este motivo, a busca por uma clínica especializada na hora de realizar os exames é fundamental. Dessa maneira é possível tirar todas as dúvidas e esclarecer questões com a equipe de profissionais.

Agora que você conhece a importância do jejum para exames e quais os cuidados devem ser considerados para a realização, procure uma clínica especializada, com qualidade e tradição no mercado, como a SCOPP Diagnósticos!

Que tal ficar sempre atualizado com dicas como estas? É só seguir a SCOPP nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.