Exame ultrassonográfico: entenda o que é e para o que serve

radiografia panorâmica: doutor analisando radiografia panorâmica de uma coluna
Radiografia panorâmica: saiba o que é e para que serve esse exame
16 de setembro de 2021
exames de rotina: senhora e doutor sorrindo em consulta
5 exames de rotina que todo mundo deve fazer para ter a saúde em dia
7 de outubro de 2021
radiografia panorâmica: doutor analisando radiografia panorâmica de uma coluna
Radiografia panorâmica: saiba o que é e para que serve esse exame
16 de setembro de 2021
exames de rotina: senhora e doutor sorrindo em consulta
5 exames de rotina que todo mundo deve fazer para ter a saúde em dia
7 de outubro de 2021

Exame ultrassonográfico: entenda o que é e para o que serve

Exame ultrassonográfico: homem realizando o exame ultrassonográfico com médica

Os exames de imagem são grandes aliados da medicina atual no combate a diferentes anomalias. Servindo principalmente no campo do diagnóstico, eles são responsáveis por fornecer imagens detalhadas dos tecidos e órgãos internos do corpo humano, o principal deles é o exame ultrassonográfico.

Contudo, pode haver diversas dúvidas mais aprofundadas sobre esse assunto e para isso trouxemos este conteúdo para você. Para entender o que é, para que serve e as principais aplicações do exame ultrassonográfico, continue a leitura!

O que é um exame ultrassonográfico?

Tendo diversos nomes, os mais populares são ultrassonografia e ultrassom, esse exame, como dito anteriormente, é utilizado quando há a necessidade de visualizar qualquer tecido ou órgão do corpo humano, a fim de diagnosticar positiva ou negativamente uma doença. Quando realizado com o auxílio do doppler, recurso utilizado para gerar imagens com movimento, é possível visualizar também a rede sanguínea.

Sendo um dos exames mais práticos da medicina diagnóstica, esse exame é realizado de forma prática, indolor e sem nenhum tipo de restrição, podendo ser solicitado mais de uma vez pelo médico.

O único ponto de atenção é estar atento ao preparo antes do exame, como encher a bexiga em alguns casos, por exemplo, pois dependendo do exame pode dificultar a visualização dos demais órgãos.

Para a realização desse exame, é indicada que a parte a ser analisada esteja sem roupa, após isso o paciente fica deitado em uma maca e o médico aplica o gel no aparelho que irá captar as imagens.

O exame tem em média 20 minutos de duração, isso pode variar de acordo com a região examinada e a necessidade que o médico enxergar que deve ser suprida.

Para que serve um exame ultrassonográfico?

Por não possuir radiação e não oferecer nenhum tipo de risco à saúde a longo prazo, esse exame de imagem é bastante utilizado em grávidas para o acompanhamento durante toda a gestação, pré-natal, e até para avaliação de bebês, por exemplo.

Além disso, o ultrassom pode ser utilizado para uma avaliação inicial de diferentes órgãos  como os rins e fígados. Como há variações, é possível que casos específicos possam contar com os benefícios deste serviço, como é o caso do ultrassom transvaginal que serve para examinar o útero e ovários de mulheres de diferentes idades.

Sendo assim, ele se configura como um grande aliado da medicina, já que pode colaborar para diagnósticos precoces em poucos minutos.

Principais tipos de exame ultrassonográfico

Como dito anteriormente, há diferentes tipos de exames ultrassonográficos e que podem ser aplicados para diferentes fins. Alguns deles são:

1. Abdominal

Nesse exame são analisados todos os órgãos que ficam localizados na região abdominal, podendo ser solicitado após queixas de dores e desconfortos. Em casos de traumas e pancadas na região também é possível avaliar os rins, fígado e a presença de massas ou líquidos nesta região. Pode ser aplicado também para a avaliação do sistema urinário como um todo.

2. Ultrassonografia de mama

Como o próprio nome sugere, é um exame que avalia toda a mama feminina, e também a masculina. Ele pode ser solicitado após o paciente sentir a presença de um caroço na mama, ajudando a identificar se é benigno ou se precisa de uma biópsia mais apurada.

Nesse caso, é um ótimo aliado para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o que mais atinge mulheres.

3. Ultrassom pélvico

Sendo especificamente para a saúde feminina, esse exame é utilizado para exames realizados com o intuito de avaliar o útero, ovários, colo uterino e vasos sanguíneos dessa mesma região. Quando realizada em contato com a parte íntima da mulher, recebe o nome de ultrassom transvaginal.

4. Morfológico

Esse exame é realizado para verificar se o bebê está em pleno desenvolvimento ou se está com alguma má formação. Com ele, é possível diagnosticar condições genéticas, como a síndrome de down e anencefalia, ou doenças como cardiopatias. Ele deve ser realizado  no primeiro, segundo e terceiro trimestres da gestação.

5. Doppler

Doppler é um estudo dinâmico dos vasos, veias e/ou artérias que mostra a presença de fluxo sanguíneo, velocidade do sangue, estreitamentos ou até mesmo tromboses. É muito comum sua realização para diagnóstico de varizes, estreitamentos das carótidas, exames da mãe e bebê durante a gravidez, entre outras indicações.

Conte com a Scopp

A SCOPP Diagnósticos trabalha com a medicina diagnóstica, realizando exames de imagem de alto padrão e com o auxílio de tecnologias de última geração. Desde ressonância magnética, até o exame ultrassonográfico, ela atende pessoas de diferentes idades. Para conhecer mais sobre nossos exames e entrar em contato, acesse nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.