Radiografia panorâmica: saiba o que é e para que serve esse exame

Autoexame de mama: Mulher apalpando mama enquanto usa camiseta rosa
Autoexame de mama: 4 pontos a serem observados
9 de setembro de 2021
Exame ultrassonográfico: homem realizando o exame ultrassonográfico com médica
Exame ultrassonográfico: entenda o que é e para o que serve
23 de setembro de 2021

Radiografia panorâmica: saiba o que é e para que serve esse exame

radiografia panorâmica: doutor analisando radiografia panorâmica de uma coluna

Com o avanço da medicina, é possível encontrar exames que antes não eram tão conhecidos, como é o caso da radiografia panorâmica. É uma ferramenta importante na avaliação da coluna vertebral e dos membros inferiores.

Mesmo não muito conhecido, esse exame pode ser essencial para um diagnóstico preciso e tratamento mais assertivo. Sendo assim, neste artigo iremos explicar o que é, para que serve e como ele pode auxiliar no tratamento de quem o realiza.

Para conferir estas informações, continue a leitura!

O que é a radiografia panorâmica?

O raio-x panorâmico é um exame realizado para conseguir visualizar com precisão a região que necessita de imagens, podendo ser da coluna vertebral (Radiografia Panorâmica da Coluna Vertebral) ou dos membros Inferiores (Radiografia Panorâmica de Membros Inferiores).

Sendo assim, esse exame é um ótimo aliado da medicina, podendo ser aproveitado por diversas áreas, principalmente pelos ortopedistas, já que com seu uso é possível a análise de desvios da coluna (escoliose) e estudos do alinhamento dos membros inferiores, como o valgismo e o varismo.

É importante ressaltar que com o emprego da radiografia panorâmica é possível identificar problemas silenciosos, ou seja, aqueles que não causam dor e nenhum tipo de desconforto para o paciente.

Como a radiografia panorâmica é realizada?

Para a realização desse exame não há nenhum tipo de indicação de preparação prévia, bastando apenas a pessoa ir até o centro onde será coletada as imagens. A única observação que deve ser seguida à risca é que o paciente permaneça estático durante todo o procedimento. O exame é bem rápido, tendo cerca de 10 minutos.

As etapas para a realização desse exame, são:

  • retirada de todos os objetos pessoas, principalmente os metálicos, como: brincos e anéis, prendedores de cabelos e óculos, por exemplo;
  • vestimenta de roupas específicas para proteger da radiação — em casos específicos.
  • posição do corpo de forma correta, orientada pelo profissional, para a captura de imagens.

Para quais situações esse exame é indicado?

O raio-x panorâmico pode ser utilizado por diversas áreas da saúde. Como dito anteriormente, esse exame pode diagnosticar diferentes problemas e doenças. Logo, ele pode ser indicado para as seguintes situações:

  • análise de lesão óssea;
  • identificar problemas de desvios nos eixos da coluna e dos membros inferiores.

Radiografia panorâmica da coluna vertebral

Além das possibilidades acima, uma das opções de radiografia panorâmica é a da coluna vertebral.  Uma das principais vantagens deste exame, é a possibilidade de diagnosticar a escoliose em qualquer fase da vida.

A radiografia panorâmica da coluna vertebral, deve oferecer visualização completa tanto do ângulo lateral quanto de frente, abrangendo assim toda a estrutura vertebral. Caso não dê para visualizar de forma completa, não é recomendado que o exame seja utilizado para possíveis diagnósticos.

Raio-x panorâmico dos membros inferiores

Já o raio-x dos membros inferiores serve para ter uma visualização frontal dos membros da parte de baixo do corpo humano, como as pernas, por exemplo. Esse exame é indicado para analisar toda a morfologia e articulações das penas.

Com ele, é possível obter o diagnóstico de doenças como: desvios nos joelhos, e alterações degenerativas inflamatórias e infecciosas, como é o caso da artrose.

Vantagens da radiografia panorâmica

Esse exame, apesar de não ser muito comentado, agrega diversas vantagens para o tratamento em que é empregado. Algumas delas, são:

  • avaliação global da estrutura óssea;
  • imagens claras e de fácil compreensão, auxiliando no momento de explicar o diagnóstico para o paciente;
  • Posicionamento e realização do exame são simples, sem grandes dificuldades;
  • Diagnóstico rápido de possíveis desvios da coluna e dos membros inferiores;
  • Procedimento que não gera incômodo para pacientes com fraturas.

Conte com a SCOPP Diagnósticos

A SCOPP Diagnósticos é um centro de diagnóstico que realiza radiografia panorâmica com o auxílio de alta tecnologia e uma equipe especializada. Se deseja realizar esse exame, basta acessar nosso site e agendar uma consulta online de forma simples!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.