Autoexame de mama: 4 pontos a serem observados

Radiação na medicina: Médico com máscara realizando exame com radiação em paciente
Radiação na medicina diagnóstica: entenda sobre este assunto
2 de setembro de 2021
radiografia panorâmica: doutor analisando radiografia panorâmica de uma coluna
Radiografia panorâmica: saiba o que é e para que serve esse exame
16 de setembro de 2021

Autoexame de mama: 4 pontos a serem observados

Autoexame de mama: Mulher apalpando mama enquanto usa camiseta rosa

Apesar do mais indicado ser buscar por um profissional médico, é necessário que mulheres de diferentes idades realizem o autoexame de mama. Com essa prática, além de conhecer o próprio corpo, é possível identificar alterações que não são comuns.

O autoexame não pode e nem deve substituir a consulta clínica, pois ele não é considerado uma prática preventiva. Entretanto, com um cronograma pré-definido é possível se sentir mais segura em relação a possíveis doenças.

Cada caso deve ser tratado individualmente, mas o que pode colaborar é considerar o autoexame dentro do intervalo de 3 a 5 meses, e também alguns dias após a menstruação, já que é quando os seios ficam mais indolores.

Para entender a importância do autoexame de mama e alguns pontos cruciais que devem ser observados, continue a leitura deste artigo!

A importância do autoexame de mama

O câncer de mama é um dos mais comuns entre mulheres de meia idade, muitas vezes sendo descoberto em estágios avançados e com baixos índices de cura. O autoexame de mama é um aliado para a mulher identificar sinais e ir em busca de um profissional capaz de dar o diagnóstico precoce e correto.

É importante ressaltar que não há motivos para desespero, pois ao identificar alguma anomalia precocemente, pode significar maiores chances de um tratamento mais efetivo e de cura.

4 pontos de atenção a serem observados no autoexame de mama

Ao realizar o autoexame, há alguns fatores que podem significar a necessidade de um acompanhamento mais próximo e de maior atenção. Os principais são:

Endurecimento mamário

O endurecimento mamário pode se manifestar de diferentes maneiras, por isso é essencial atenção a todos os fatores envolvidos.

É importante buscar um médico quando identificar que a pele ao redor da mama ficou mais rígida, se houve diminuição em uma das mamas ou se teve aumento/surgimento de rugosidade nas mamas ou na região em volta.

Secreção das mamas

Ao perceber secreções frequentemente pela mama sem estímulo algum, é importante ficar atenta a frequência com que isso ocorre e qual a cor do líquido expelido. Caso não consiga identificar a olho nu uma coloração que foge do branco ou se é de sangue, coloque um lenço branco na mama para visualizar com maior precisão.

Vermelhidões e inchaços

Aqui não só as mamas devem ser observadas, mas sim toda a região ao redor e até mesmo as axilas. Alguns pontos que devem ser levados em consideração, são:

  • vermelhidão;
  • descamação da pele;
  • coceiras.

Algumas mulheres podem ter esses sintomas durante o período da menstruação, por esse motivo é indicado realizar o autoexame de mama alguns dias após o final do ciclo menstrual.

Nódulos nas mamas e axilas

De forma bem simples, quando há a presença de caroços duros, indolores e irregulares é preciso uma atenção maior com a sua saúde. É relevante pontuar que mulheres naturalmente podem ter sensações de “caroços” na mama, por isso é tão necessário o autoexame periódico, pois assim é possível perceber o que está desalinhado no organismo.

Todos esses aspectos não devem ser motivos de estresse ou medo, mas sim de atenção e cuidado. Lembrando que cada organismo se manifesta de uma forma diferente e por isso é tão importante o acompanhamento clínico.

Como realizar o autoexame de mama

Há alguns meios de realizar o autoexame em sua própria casa e sem precisar de grandes esforços. Confira quais são eles:

Em frente ao espelho

Ninguém conhece mais o seu corpo que você própria. Por isso, o exame em frente ao espelho pode ser mais simples, mas é um ótimo método. Podendo ser realizado após o banho, é necessário se despir por completo e ficar em posição ereta em frente ao espelho.

Alguns pontos que devem ser observado com os braços abaixados e depois levantados:

  • tamanho das mamas;
  • se houve aumento da rugosidade;
  • a presença de manchas ou vermelhidão;
  • inchaço.

Após a observação é recomendado que a mulher pressione a bacia e identifique se há alguma alteração na parte física da mama.

Deitada

De forma mais simples, o autoexame de mama quando realizado com a mulher deitada, é preciso elevar o braço esquerdo na nuca e apalpar a mama esquerda com a mão direita. Pode ser necessário colocar algum tipo de almofada para melhor conforto durante o processo.

O processo deve ser repetido na mama direita da mesma forma. Com esses toques é possível sentir alterações físicas nos seios, caso isso ocorra é recomendado buscar um profissional especializado em saúde feminina para um diagnóstico mais completo e assertivo.

Em pé

Nesse caso, a mulher deve estar no banho e com as mãos ensaboadas. O ideal é que eleve a mão esquerda para atrás da cabeça e apalpe com a mão direita a mama esquerda e da mesma forma com a mama direita.

O ideal é que sejam realizados movimentos diversos, entre eles os circuladores, o de pequenos apertos e os de subir e descer a mão por toda a região da mama. Da mesma forma que os anteriores, caso seja reparado algum aspecto que fuja do normal, o ideal é buscar acompanhamento médico.

O autoexame de mama em casa deve ser realizado periodicamente e todos os aspectos percebidos devem ser acompanhados. Apenas assim é possível identificar a evolução ou não dos sintomas e problemas envolvidos. O indicado é procurar sempre por um médico especialista e fazer exames em centros de referência.

Sua saúde em primeiro lugar

Agora que você já entendeu a importância do autoexame, é importante conhecer mais sobre a doença que mais afeta mulheres no mundo todo. Por isso, sugerimos a leitura do artigo: Tudo que você precisa saber sobre o câncer de mama. Ah! Lembrando que a SCOPP Diagnósticos conta com um centro de diagnóstico por exames de imagem de alto padrão e com tecnologia de ponta. Além disso, oferece um desconto de 50% para pacientes do SUS. Quer conhecer mais? É só acessar nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.