A importância do diagnóstico precoce

Telerradiologia: médica analisa exame de imagem.
Telerradiologia: o que é essa prática e qual a sua utilidade?
30 de abril de 2021
mamografia digital: mulher realizando mamografia digital com ajuda de doutora
Mamografia digital: como ela contribui para a prevenção e combate ao câncer de mama?
20 de maio de 2021
Telerradiologia: médica analisa exame de imagem.
Telerradiologia: o que é essa prática e qual a sua utilidade?
30 de abril de 2021
mamografia digital: mulher realizando mamografia digital com ajuda de doutora
20 de maio de 2021

A importância do diagnóstico precoce

Diagnóstico precoce: médico aperta mão de paciente em gesto de apoio.

O diagnóstico precoce é uma forma de prevenção secundária para as enfermidades, impedindo atividades patológicas graves e melhorando a qualidade de vida das pessoas. Sabemos que conhecer os fatores de risco e investir em medidas para melhorar o estilo de vida pode melhorar a longevidade.

Contudo, a mudança de hábitos pode ser algo difícil para muitas pessoas. Por isso, manter os cuidados com a saúde é uma forma de investigar e identificar possíveis doenças com rapidez, por meio do diagnóstico precoce.

Esse tipo de diagnóstico garante a possibilidade de um tratamento eficaz com maiores chances de sucesso e cura para enfermidades como o câncer e muitas outras que, quando tratadas rapidamente, podem evitar o desenvolvimento de doenças mais graves. A seguir, você poderá conhecer a importância do diagnóstico precoce e como os exames de imagem contribuem para que ele aconteça!

O que é diagnóstico precoce

Diagnóstico precoce, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são estratégias usadas para a detecção precoce de uma doença ou distúrbio, utilizando abordagem de pessoas com sinais e sintomas, assim como a aplicação de testes ou exames que possam identificar detalhes sugestivos para certas doenças.

A identificação precoce de uma patologia pode fazer toda diferença em relação à qualidade e tempo de vida de uma pessoa. No entanto, muitos ainda não entendem a importância deste benefício. Visto que as doenças progridem com o passar do tempo e apresentam um aumento na intensidade dos sintomas causando maior risco de gerar um quadro grave, é fundamental que a população tenha consciência a respeito do diagnóstico precoce.

Como o diagnóstico precoce é feito

Na maioria dos casos, ao identificar a doença logo no início, o médico consegue controlar seu quadro, retardando os avanços e evitando o agravamento da condição. Para muitas enfermidades, o diagnóstico precoce oferece um tratamento mais brando e confortável, possibilitando uma recuperação significativa. O câncer é um exemplo disso, em que o acompanhamento preventivo contribui para a cura em muitos casos, ou mesmo um período significativo de sobrevida.

Atualmente, o diagnóstico precoce pode ser feito por meio de investigação com a ajuda de alta tecnologia. Exames de imagem fazem parte do protocolo que comprova a importância deste tipo de diagnóstico para as doenças. Entre tomografias, ressonâncias, radiografias e ultrassonografias, uma infinidade de opções estão à disposição para que os médicos possam realizar uma investigação cuidadosa por todo o corpo humano.

A importância do diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce oferece maiores chances de cura e aumenta a sobrevida de pacientes que sofrem com doenças graves, possibilitando que a intervenção seja realizada antes de prováveis agravamentos no quadro, ou seja, ainda em fases iniciais em que o prognóstico é positivo na maioria dos casos.

O atraso no diagnóstico e tratamento tem como consequências a menor possibilidade de cura, maior morbidade e menor sobrevida. Além disso, causa o aumento de custos de tratamento, resultando no crescimento da mortalidade e elevação no número de pessoas incapacitadas ou com sequelas graves após um tratamento.

Para situações em que o diagnóstico precoce pode ser feito com eficácia por meio de uma rotina de exames de imagem em consultas preventivas, existe a grande possibilidade de descartar doenças ou caso elas existam, que sejam descobertas ainda na fase inicial, diminuindo o prejuízo na qualidade de vida do paciente. A endometriose é outro exemplo da importância do diagnóstico precoce. Caso tenha o diagnóstico tardio, a doença pode causar prejuízos como a infertilidade na vida da mulher.

Da mesma forma, o câncer de mama e próstata podem ser tratados e curados quando descobertos ainda no início, proporcionando a chance de um tratamento brando, sem causar grande desconforto e sofrimento ao paciente.

Benefícios do diagnóstico precoce

Entre os principais benefícios que o diagnóstico precoce oferece estão a possibilidade de tratar e curar doenças que poderiam ser fatais ou que poderiam desenvolver maiores complicações, como doenças cardíacas, respiratórias, distúrbios da tireoide, tumores, e mais.

A realização de exames de imagem pode não ser capaz de prevenir o aparecimento de algumas enfermidades, no entanto, permite que medidas preventivas sejam realizadas rapidamente, reduzindo as chances de complicações e prolongando a vida. Além de reduzir as chances de tratamento, devido sua gravidade, descobrir algumas doenças de forma tardia pode causar grande impacto financeiro na saúde nacional.

Exames de imagem e sua contribuição para o Diagnóstico precoce

Visto que o diagnóstico precoce é a solução para evitar doenças sem cura e tratamentos que podem comprometer a qualidade de vida, algumas medidas de prevenção devem ser consideradas para garantir a saúde e bem-estar.

Entre recomendações como boa alimentação, prática de exercícios e o abandono de hábitos nocivos, devemos dar atenção especial para a necessidade do acompanhamento médico periódico, com a realização de exames de imagem que contribuam com o diagnóstico precoce. Conheça os principais exames a seguir.

Ultrassonografia

O ultrassom é um dos métodos mais utilizados de exame por imagem, contribuindo para o diagnóstico precoce de diversas condições, como por exemplo: nódulos de tireoide e de mama, tumores renais, aneurismas da aorta, entre outros.

Raio-x

Além de lesões, fraturas e luxações, o exame de raio-x também auxilia no diagnóstico precoce de doenças pulmonares, e também entre outras. A radiografia de tórax é bastante solicitada em check ups e pré-operatórios.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem utilizado para diagnosticar de forma precoce o câncer de mama. Por meio da captura de imagens dos seios, o exame encontra alterações usando tecnologia similar ao raio-x. Em estágio inicial, o câncer de mama pode apresentar grandes chances de cura.

Tomografia Computadorizada

A tomografia é um dos exames mais utilizados atualmente, devido à pandemia de Covid-19. Por meio da tomografia de tórax, os médicos podem diagnosticar precocemente a doença, providenciando o tratamento adequado, muitas vezes antes da confirmação do exame laboratorial. É possível também estimar a gravidade do processo inflamatório viral através dos achados nos estudos de tomografia.

Ainda que não seja um método de triagem, é parte do procedimento padrão para pacientes que chegam com certos sintomas, se tornando extremamente importante para diagnosticar sinais e realizar o acompanhamento do paciente.

A tomografia computadorizada ainda permite a análise avançada e completa de tumores benignos e malignos, contribuindo para seu diagnóstico, prognóstico e escolha do tratamento. Este exame por imagem pode ser realizado em qualquer região do corpo, e por sua qualidade, precisão e velocidade no processamento de informações para o resultado, contribui desde o rastreamento até o acompanhamento de doenças já existentes.

Por meio de exames de imagem e uma anamnese detalhada, o médico pode realizar o diagnóstico precoce de doenças que muitas vezes podem ser fatais se descobertas tardiamente. Por este motivo, é fundamental realizar o acompanhamento periódico, com consultas preventivas de tempos em tempos. Assim, é possível evitar surpresas, cuidando de sua saúde e bem-estar de forma ativa.

A Clínica Scoppetta é especialista em exames de imagem, contribuindo para oferecer um diagnóstico precoce e o melhor tratamento em pacientes com as mais diversas patologias, assim como reduzir a taxa de mortalidade.

Quer saber mais sobre os exames de diagnóstico por imagem que são fundamentais para garantir atendimento rápido e de qualidade? Então, conheça os exames realizados na Clínica Scoppetta!