Telerradiologia: o que é essa prática e qual a sua utilidade?

Angiotomografia: médico analisa pulmão de paciente;
Tromboembolismo pulmonar: a angiotomografia ajuda no tratamento da Covid-19?
21 de abril de 2021
Diagnóstico precoce: médico aperta mão de paciente em gesto de apoio.
A importância do diagnóstico precoce
7 de maio de 2021
Angiotomografia: médico analisa pulmão de paciente;
Tromboembolismo pulmonar: a angiotomografia ajuda no tratamento da Covid-19?
21 de abril de 2021
Diagnóstico precoce: médico aperta mão de paciente em gesto de apoio.
A importância do diagnóstico precoce
7 de maio de 2021

Telerradiologia: o que é essa prática e qual a sua utilidade?

Telerradiologia: médica analisa exame de imagem.

A sociedade moderna está cada vez mais conectada, utilizando a tecnologia para solucionar problemas que antes pareciam não ter solução. A área de saúde não ficou para trás, principalmente o setor de diagnósticos por imagem. Inovações tecnológicas como a telerradiologia têm proporcionado muitos avanços no setor médico.

Afinal, é graças a ela que diagnósticos se tornaram mais rápidos e precisos, aumentando as chances de  melhor tratamento do paciente. A seguir, você vai conhecer melhor a telerradiologia e entender como ela possibilita análise e emissão de laudos de exames como radiografia, tomografia e ressonância, sem que o profissional precise sair de sua casa ou consultório!

O que é telerradiologia?

A telerradiologia é uma prática que possibilita que imagens médicas sejam interpretadas por um médico radiologista subespecializado, sem que o mesmo esteja presente no local onde as imagens foram geradas/adquiridas. Essa especialidade é muito utilizada em hospitais e clínicas de imagem que não disponibilizam um radiologista em tempo integral, principalmente em centros de menor demanda e menor volume de exames.

As primeiras tentativas de aperfeiçoar a técnica de circuito fechado e transmissão de televisão para o envio de imagens médicas que eram capturadas por raio-x foram feitas ainda na década de 1970, creditada ao Dr. Kenneth T. Bird. Uma das descobertas mais promissoras foi a instalação de um sistema de televisão interativo para conectar um hospital a um aeroporto. Já nos anos 1980, a telerradiologia teve seus primeiros registros, no entanto, de forma bem diferente do que conhecemos nos dias de hoje.

Como funciona a telerradiologia?

A prática da telerradiologia permite que  a avaliação das imagens e a elaboração de laudos sejam realizados por profissionais médicos à distância

Dessa forma, o paciente pode realizar o exame normalmente e, em seguida, suas imagens são enviadas para uma plataforma ou software para que sejam avaliadas por  radiologistas. Assim, é possível que sejam examinadas e analisadas com rapidez para a emissão de um laudo médico online realizado por subespecialistas.

É muito custoso ter radiologistas das diversas especialidades médicas em Centros de Diagnósticos. Hoje, os médicos radiologistas são subespecializados em diversas áreas de atuação, como mama, cardiovascular, tórax, abdome, musculoesquelético, cabeça e pescoço e neurorradiologia. A emissão de laudo por subespecialista aumenta a qualidade do relatório e confiabilidade do resultado. 

Assim, a telerradiologia, por permitir acesso a diversos subespecialistas, contribui para redução dos custos em saúde e aumenta a qualidade do serviço médico prestado.

Quais leis garantem a regulação desta prática?

 Um dos maiores medos de gestores de clínicas e profissionais que atuam nesta área é com o sigilo de informações de seus pacientes. Por ser a telerradiologia um sistema dentro da rede, a dúvida é relacionada à segurança dos dados.

Por isso, atualmente contamos com normas na legislação brasileira que garantem essa proteção. Segundo a Resolução nº 1.643 de 2002, e a Resolução nº 2.107 de 2014, o serviço de radiologia deve ter estrutura de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre manuseio, confidencialidade, guarda de informações e sigilo profissional.

Desta forma, podemos afirmar que a telerradiologia oferece inúmeras vantagens não só para a equipe profissional, mas também para seus pacientes, conseguindo oferecer um diagnóstico rápido, efetivo, e com a segurança de proteção dos dados.

Quais os benefícios da telerradiologia?

Para os médicos que atuam nesta área, a telerradiologia oferece flexibilização, permitindo que eles possam exercer sua função de qualquer lugar que tenha acesso à internet. Além disso, clínicas de diagnóstico por imagem e hospitais recebem uma redução significativa em custos de infraestrutura e diminuição do tempo de espera. É principalmente benéfica para centros geradores de menores quantidades de exames, com dificuldade em construir um time médico próprio.

Isso melhora o atendimento aos pacientes que podem ser atendidos por especialistas capacitados de diferentes partes do país, com total segurança. Entre os outros principais benefícios observados na prática da telerradiologia, estão:

  • economia com insumos, visto que não há necessidade da impressão de laudos;
  • liberação de espaço para diferentes atividades, pelo armazenamento online;
  • atendimento focado no paciente;
  • acesso de instituições a profissionais qualificados em todo o Brasil;
  • armazenamento na nuvem, com a facilidade de acesso em todo lugar;
  • dados protegidos e outros.

Ainda que esteja localizada na cidade de São Paulo, a Clínica Scoppetta é um centro de diagnósticos que, por meio do serviço de telerradiologia, disponibiliza a excelência em seus serviços em diagnóstico por imagem a pacientes em todo território nacional.

Ficou interessado nos exames que podem ser avaliados por meio da telerradiologia? Então, conheça melhor o serviço de tomografia da Clínica Scoppetta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.