Tipos de ultrassonografia: entenda as diferenças entre eles

Tomografia computadorizada: médico e paciente observam exame.
Meu médico solicitou uma tomografia computadorizada, e agora?
10 de março de 2021
Exames de raio-x: médico observa exame de imagem de paciente.
Exames que utilizam raio-x fazem mal? Confira mitos e verdades sobre eles!
8 de abril de 2021

Tipos de ultrassonografia: entenda as diferenças entre eles

Tipos de ultrassonografia: médicos avaliam exama de imagem.

A ultrassonografia é uma das ferramentas mais importantes para o diagnóstico e acompanhamento do quadro de saúde dos pacientes. Permite que o médico avalie órgãos, tecidos e estruturas internas do organismo com nitidez e precisão.

É um exame não invasivo que proporciona aos médicos imagens perfeitas do organismo, podendo, inclusive, observar em tempo real. Uma tecnologia fundamental para otimizar tratamentos e embasar as decisões médicas.

Você sabe quais os tipos de ultrassonografia e a diferença entre eles? Para ajudar a conhecer melhor esse importante exame por imagem, confira neste post um panorama sobre a ultrassonografia e fique bem informado sobre o tema!

O que é a ultrassonografia?

Também chamado de ecografia, a ultrassonografia é um exame por imagem que auxilia a avaliação de tecidos e órgãos internos, facilitando o diagnóstico médico. Ao contrário de outros exames, a ultrassonografia é uma técnica que não emite radiação e utiliza ondas sonoras de alta frequência, que são indolores e não causam nenhum mal ao paciente.

É um exame que proporciona diversos benefícios, contribuindo para excelência da prática médica. Pode ajudar nos seguintes fatores:

  • monitoramento gestacional;
  • verificação de variações na anatomia;
  • detecção de nódulos, massas, cistos e tumores;
  • acompanhar o desenvolvimento do bebê;
  • observar lesões;
  • investigar doenças.

Como o exame é feito?

A ultrassonografia é um exame simples realizado em poucos minutos. O processo se inicia com o paciente se deitando confortavelmente em uma maca e o profissional aplica o gel sobre a pele e posiciona levemente o transdutor na região que será avaliada.

Ao passar o transdutor,o computador transforma os sinais obtidos pelas ondas de som em imagens ou vídeos. O resultado é imediato e também é possível registrar imagens para avaliação posterior.

Quais os tipos de ultrassonografia?

É possível encontrar exames de ultrassonografia de vários tipos, utilizados em regiões distintas do corpo. Embora o procedimento e tecnologia utilizada seja semelhante, o médico pode indicar o tipo de acordo com o quadro do paciente.

Veja os principais tipos de ultrassonografia!

Morfológica

Comum durante a gravidez, a ultrassonografia morfológica é a utilizada para avaliar a anatomia do feto. É um tipo de exame que auxilia o médico a identificar possíveis doenças ou defeitos no desenvolvimento.

Obstétrica

A ultrassonografia obstétrica avalia os vasos sanguíneos, fluxo de sangue no cordão umbilical, placenta, crescimento, malformações e peso fetal. O exame é feito durante a gestação para verificar se há alterações ou doenças.

Da tireoide

Permite a avaliação com detalhes da glândula tireoide, verificando o formato para identificar a presença de cistos e nódulos. Também é utilizado para identificar doenças graves e guiar a biópsia.

Pélvica

A ultrassonografia pélvica tem o objetivo de analisar o sistema reprodutor permitindo o monitoramento preciso dos órgãos genitais femininos e masculinos. Contribui para identificar doenças, miomas, cistos e tumores. É muito solicitada nos check ups femininos.

Abdominal

O ultrassom abdominal avalia órgãos como o fígado, pâncreas, rins, vesícula biliar e baço. Tem a finalidade de identificar alterações, como a presença de cálculos, tumores, cistos e nódulos nestes diversos órgãos.

Doppler

Semelhante a outros tipos de ultrassonografia, o efeito doppler é capaz de avaliar vasos e o fluxo de sangue em órgãos específicos do corpo. Alguns dos principais exames de Doppler é o ultrassom da tireoide com Doppler, obstétrico com Doppler e das carótidas

Articulações

A ultrassonografia para articulações possibilita a análise de músculos, tendões e partes do sistema locomotor. Com o exame, é possível identificar doenças ou lesões que afetam as articulações do organismo e que possam estar determinando dor e/ou algum outro desconforto

Contar com uma clínica de confiança é fundamental!

Independentemente do tipo, a ultrassonografia é capaz de proporcionar imagens detalhadas, sendo fundamental para o diagnóstico e monitoramento da saúde. É indicada para diversas situações, seja durante a gravidez ou para verificar a suspeita de doenças ou lesões.

Além disso, os aparelhos de ultrassonografia evoluíram muito nos últimos anos, fornecendo imagens cada vez mais nítidas. Devido a esse fato, é importante contar com uma clínica conceituada e ter um exame de qualidade.

Para tanto, a clínica Scoppetta oferece as melhores condições, com equipamentos modernos, corpo clínico altamente qualificado e diversos tipos de ultrassonografia. Atuando desde 1993, é a melhor alternativa para fazer exames de imagem com segurança, comodidade e tranquilidade.

Como percebeu no contexto desse artigo, a ultrassonografia é um exame de imagem essencial para a medicina, contribuindo com informações reais e precisas. É indispensável para promover a saúde e garantir diagnósticos cada vez mais eficientes.

Gostou do post? Se você deseja conhecer serviços confiáveis e de alta qualidade, acesse o site da clínica Scoppetta e conheça os exames de ultrassonografia! Veja como podemos ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

× Podemos ajudar?