Para além do diagnóstico: a importância do atendimento humanizado em clínicas e hospitais

técnicos analisando exames para fazer diagnóstico por imagem
Diagnóstico por imagem: sua importância, por que levá-los em suas consultas e como as clínicas armazenam
23 de junho de 2021
doenças respiratórias: saiba quais as principais e como evitá-las
Doenças Respiratórias: saiba quais as principais e como evitá-las
22 de julho de 2021
técnicos analisando exames para fazer diagnóstico por imagem
Diagnóstico por imagem: sua importância, por que levá-los em suas consultas e como as clínicas armazenam
23 de junho de 2021
doenças respiratórias: saiba quais as principais e como evitá-las
Doenças Respiratórias: saiba quais as principais e como evitá-las
22 de julho de 2021

Para além do diagnóstico: a importância do atendimento humanizado em clínicas e hospitais

criança e doutor segurando coração fazendo alusão ao atendimento humanizado

A área da saúde vivenciou nos últimos anos um grande avanço tecnológico. Com o desenvolvimento de novos exames, equipamentos inovadores, e instrumentos diagnósticos aperfeiçoados, uma parte importante neste setor foi deixada de lado: as relações interpessoais. Por este motivo, o atendimento humanizado se tornou fundamental e merece toda atenção.

Afinal, ao buscar pelos serviços de saúde, grande parte dos pacientes se encontra em estado de fragilidade. Dessa forma, contar com um atendimento humanizado é uma maneira de gerar benefícios ao paciente com assistência de qualidade e de forma digna, contribuindo para um tratamento eficiente e cativando confiança em sua clínica ou consultório.

Quer saber mais sobre a importância do atendimento humanizado na saúde? Então, acompanhe a seguir tudo o que você precisa saber sobre este assunto!

O que é atendimento humanizado

O atendimento humanizado envolve a compreensão e escuta das queixas e necessidades dos pacientes de forma respeitosa, cordial e empática. Cada vez mais presente em instituições de saúde, este atendimento inclui a construção do relacionamento que existe no serviço prestado.

O atendimento humanizado também une o comportamento ético e conhecimento técnico para oferecer os devidos cuidados ao paciente. Por isso, deve ser construído a partir do setor organizacional de qualquer instituição.

Tornar o atendimento humanizado não é uma responsabilidade exclusiva do médico, mas sim de toda a equipe multiprofissional que atua na clínica, hospital e consultório. Ele deve envolver desde a recepção até a segurança do ambiente, mantendo o olhar e escuta sensíveis presentes nos mais diversos setores. 

Para isso, em 2003 o Governo Federal lançou uma Cartilha para Política Nacional de Humanização no SUS (Sistema Único de Saúde), após perceber que muitos atendimentos realizados no sistema público eram feitos de forma desumanizada. O material reune práticas que mostram a possibilidade de trabalhar com autonomia, eficiência e sensibilidade.

Características do atendimento humanizado

Uma das principais características do atendimento humanizado é a valorização do paciente. Ou seja, ainda que o indivíduo tenha alguma patologia com manifestações específicas que já sejam conhecidas, é preciso considerar cada particularidade de sua vida, de forma individualizada.

Ao identificar as especificações da situação, é possível realizar abordagens com a elaboração de condutas adequadas para este paciente. A principal maneira para alcançar este nível humanizado na assistência é ouvir o paciente, reconhecendo a importância dos detalhes informados. Além disso, incentivá-lo para sua participação na própria condição é uma forma de aumentar a adesão ao seu tratamento, considerando opiniões e reflexões.

Na prática, essas medidas são realizadas para melhorar a experiência do paciente. Contudo, também contribuem com benefícios para a equipe de saúde e a instituição médica, pelo fortalecimento do vínculo de confiança entre as relações, potencializando a fidelização do paciente na clínica ou consultório.

Benefícios do atendimento humanizado

O Ministério da Saúde recomenda que o atendimento humanizado seja uma diretriz transversal permanente de cuidados com a saúde. Isso permite a troca de conhecimentos e considerações, proporcionando novas formas de cuidados com o paciente.

Humanizar o atendimento também requer mudanças na política de atendimento das instituições, proporcionando uma evolução em toda a equipe que presta assistência à saúde. Além disso, a proximidade entre pacientes e equipe médica contribui para a proximidade de laços de memória e fidelidade.

Outro benefício que a cordialidade e o olhar humano por meio do atendimento humanizado apresenta é gerar no paciente a sensação de confiança, satisfação e segurança ao buscar ajuda em um serviço de saúde. Assim, a instituição presta serviços de qualidade que contribuem para melhorar sua imagem e aumentar o número de atendimentos.

Ao focar nas necessidades reais do paciente, o atendimento contribui como forma determinante no processo de cura. Isso acontece pela influência psicológica em situações em que o paciente procura assistência. Quando atendido de forma humanizada, o indivíduo tem mais confiança na equipe e também no tratamento, respondendo melhor aos recursos clínicos.

Com o foco voltado para o paciente, a Clínica Scoppetta atua com corpo clínico capacitado e treinado para garantir um atendimento humanizado que leva qualidade, excelência e ética na realização dos procedimentos médicos. Compreendendo a importância deste tipo de atendimento, a clínica se tornou um dos principais centros de diagnóstico de São Paulo, proporcionando confiança, segurança e qualidade em um ambiente acolhedor.

Que tal contar com atendimento humanizado ao realizar exames de imagem? Conheça melhor a Clínica Scoppetta e busque o melhor para sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.