Agendamento digital: confira 6 benefícios de optar por essa prática

doenças respiratórias: saiba quais as principais e como evitá-las
Doenças Respiratórias: saiba quais as principais e como evitá-las
22 de julho de 2021
Telerradiologia: Médica realizando teleconsulta através de computador
Telerradiologia: entenda o que é e como utilizá-la a seu favor
19 de agosto de 2021

Agendamento digital: confira 6 benefícios de optar por essa prática

Agendamento digital: mãos de uma pessoa idosa segurando um celular smartphone

Atualmente, clínicas, hospitais e consultórios lidam com um alto volume de consultas a serem agendadas. Com isso, o agendamento digital tem crescido exponencialmente, trazendo diversos benefícios para as empresas que o adotam.

Neste artigo, iremos apresentar quais as principais vantagens de contar com esse serviço. Para conferir quais são elas, basta apenas continuar a leitura.

O que é o agendamento digital?

O agendamento digital é o processo digitalizado de agendar horários, facilitando o dia a dia tanto da clínica ou consultório quanto do paciente. Além de marcar os exames e consultas, é possível que a clínica, por exemplo, consulte o volume de pacientes, disponibilidade de agenda e realize encaixes de forma prática quando necessários.

Já para o paciente, a principal vantagem é a economia de tempo com o deslocamento até o local e a praticidade de ter tudo em seu aparelho celular, podendo ser controlado também pela web e outros dispositivos.

É importante lembrar que alguns softwares contam com aplicativos para facilitar a localização de informações pelos pacientes, como receitas e atestados médicos. Sendo assim, não é esse serviço que pode agregar diversos benefícios.

6 vantagens de adotar o agendamento digital

Como dito anteriormente, o serviço de agendamento digital não apenas serve para efetuar o agendamento, com ele é possível agregar outras vantagens e até serviços complementares. A seguir, separamos as principais vantagens. Confira!

Otimização de tempo

Ao adotar o agendamento digital, desafoga-se o trabalho da recepção dos estabelecimentos médicos, fazendo com que o tempo gasto seja reduzido em mais da metade. Além disso, profissionais que antes ficavam no telefone para agendamentos por ligações, podem focar em outras atividades.

Para o paciente, o tempo economizado é no processo de marcar a consulta, já que agora basta apenas acessar um app ou endereço da internet para agendar. No método de ligações, por exemplo, é necessário aguardar em uma fila de espera, levando bastante tempo para um processo simples.

Redução de custos

Como dito anteriormente, algumas funções realizadas por pessoas, passarão a serem feitas pelo software escolhido. Sendo assim, será possível diminuir os custos com horas extras e até salários de funções que deixaram de existir. Isso se traduz em melhores condições comerciais nos procedimentos médicos, consultas e exames.

Para o paciente, os custos que serão economizados, são os que antes eram destinados para a ligação de agendamento e, em alguns casos, até mesmo o deslocamento até o local.

Informações fáceis de serem localizadas

Tanto para os pacientes quanto para as clínicas, as informações das consultas e exames, por exemplo, ficam armazenadas em um só local, facilitando a consulta futura caso sejam necessários novos procedimentos.

Além disso, além de reduzir o tempo para essa localização, há a vantagem de redução dos papéis físicos e do risco de perder resultados importantes para o tratamento médico.

Agendamento 24 horas

Quando não realizado de forma online, o agendamento de serviços deve ser realizado dentro do horário comercial, que é quando há colaboradores disponíveis para atender o público, seja presencial ou digitalmente.

Já no meio digital, é possível que a opção de agendamento fique disponível durante 24 horas.

Redução da fila de espera

Ao manter a agenda aberta frequentemente, é possível enxergar qual o fluxo de agendamento da empresa. Sendo assim, é possível estudar quais os melhores dias e horários para colocar as consultas que estão em fila de espera.

Com isso, há menos fila de espera e mais pacientes satisfeitos. Já para as pessoas que ficam na fila de espera, a redução dela pode significar melhores resultados e tratamentos mais assertivos.

Integração com outros sistemas

O agendamento digital por si só pode ser uma vantagem enorme para o negócio que o adotou, mas se aliado a outros sistemas, ele pode garantir muito mais benefícios. Um dos exemplos de integração é com a agenda online do médico e softwares de prontuários, que permitem que médico e paciente tenham um acompanhamento mais eficaz e transparente de todo o processo de tratamento.

Fique atento!

Agora que você já sabe como o agendamento digital pode ser vantajoso para pacientes, médicos e clínicas, siga a Clínica Scoppetta no Facebook e Instagram e fique por dentro de mais assuntos relacionados ao segmento da saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.