Telerradiologia: entenda o que é e como utilizá-la a seu favor

Agendamento digital: mãos de uma pessoa idosa segurando um celular smartphone
Agendamento digital: confira 6 benefícios de optar por essa prática
29 de julho de 2021
tecnologia na medicina: microscópio em laboratório médico
Entenda os principais benefícios da tecnologia na medicina
26 de agosto de 2021
Agendamento digital: mãos de uma pessoa idosa segurando um celular smartphone
Agendamento digital: confira 6 benefícios de optar por essa prática
29 de julho de 2021
tecnologia na medicina: microscópio em laboratório médico
Entenda os principais benefícios da tecnologia na medicina
26 de agosto de 2021

Telerradiologia: entenda o que é e como utilizá-la a seu favor

Telerradiologia: Médica realizando teleconsulta através de computador

Com o avanço da medicina, tem sido necessário que consultórios e médicos autônomos se adaptem às tecnologias disponíveis. Com novas alternativas, foi possível expandir o campo de atuação e ter melhores rendimentos. A telerradiologia é uma das possibilidades.

Baseada na mesma linha da telemedicina, a telerradiologia visa otimizar tempo e colaborar para que médicos de diferentes especialidades possam aumentar sua quantidade de atendimentos. Se deseja saber mais sobre essa prática e de que maneira você pode se beneficiar com ela, continue a leitura!

Entenda o que é a telerradiologia

Como braço de apoio da medicina em diversas especialidades, a telerradiologia atua na parte de laudo de diferentes exames de imagens. É importante ressaltar que essa prática ultrapassa as barreiras geográficas e pode ser realizada mesmo a distância.

De forma prática, um consultório médico, por exemplo, pode atender diferentes patologias e realizar exames em sua clínica. Porém, após realizar o exame de imagem, é necessário que um médico especialista realize o seu laudo.

Com a telerradiologia é possível que esse exame seja encaminhado para centros de diagnósticos especializados nesse serviço. Assim, é possível ter um diagnóstico mais assertivo e, consequentemente, um tratamento mais efetivo.

É imprescindível que as imagens compartilhadas sejam de qualidade e compartilhadas por tecnologias indicadas para esse serviço. Alguns exames que podem ser laudados através da telerradiologia são:

É importante ressaltar que cada vez mais clínicas e hospitais vêm adotando a telerradiologia como uma especialidade dentro da medicina tradicional, pois ela é um avanço inegável na área de diagnósticos.

Benefícios da telerradiologia para o contratante

Por se tratar de uma área que ainda está em expansão, é comum haver dúvidas relacionadas aos benefícios desse serviço. Confira os principais abaixo!

Diagnóstico a distância

Como citado anteriormente, o exame é compartilhado através de um sistema online, ou seja, não é necessário que o médico atue presencialmente. Sendo assim, é possível contar com profissionais de qualquer lugar.

Após receber o exame pelo sistema, o profissional responsável irá realizar o laudo e encaminhá-lo, assinado digitalmente, de volta para a clínica ou médico solicitante.

Agilidade nos processos

Desde as consultas até o tratamento, com o auxílio da telerradiologia todos os processos se tornam mais simples e rápidos. Isso porque, todos os exames podem ser enviados de uma única vez e ser analisados por médicos de diferentes especialidades, captando informações que antes poderiam exigir um tempo mais e investimentos de altos recursos.

E, paralelamente a isso, quando o laudo é recebido  é possível ter uma ampla visão do diagnóstico do paciente e quais devem ser os próximos passos.

Redução de custos

Com a contratação dos serviços de um centro de diagnósticos, você, médico autônomo, ou sua clínica consegue reduzir custos. Isso porque, não será necessária a contratação de profissionais de todas as especialidades que você deseja atender.

Ampliação do número de pacientes

Como a telerradiologia atende diferentes especialidades, é possível atender pacientes com diferentes patologias. Contudo, é necessário ter atenção aos serviços contratados e o que está incluso no contrato.

Operação segura

Os serviços de telerradiologia são extremamente seguros e devem ser realizados através de sistemas e plataformas digitais criptografadas. Para assim, garantir a segurança das informações do paciente.

Sendo disponibilizados em pouco tempo, os exames de imagem ficam armazenados em nuvens digitais e podem ser acessados a qualquer momento a partir de um aparelho móvel como celular.

Conte com a SCOPP Diagnósticos 

A SCOPP Diagnósticos é um centro de diagnósticos especializado em exames de imagem. Contando com tecnologia de ponta, oferecemos desde exames básicos, como radiografias, até os mais completos como, por exemplo, a ressonância magnética. Portanto, temos o que é necessário para atender com qualidade e eficiência as necessidades da sua clínica ou consultório. Quer saber mais? Acesse o nosso site e fale com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.