Conheça as principais doenças cerebrais e como se prevenir

clínicas de exames de imagem: pessoas conversando em consultório
Clínicas de exames de imagem: por que seguradoras e convênios podem investir em parcerias
11 de novembro de 2021
Novembro Azul: laço azul em fundo azul
Novembro Azul: entenda a importância dessa data
25 de novembro de 2021
clínicas de exames de imagem: pessoas conversando em consultório
11 de novembro de 2021
Novembro Azul: laço azul em fundo azul
Novembro Azul: entenda a importância dessa data
25 de novembro de 2021

Conheça as principais doenças cerebrais e como se prevenir

Exame mostrando doenças cerebrais

Você é o seu cérebro. De certa maneira, você só é capaz de pensar, falar, se locomover e interagir se seu cérebro for capaz de executar tais ações. Por isso, é preciso estar muito atento às doenças cerebrais.

Qualquer tipo de distúrbio nesta região pode afetar sua capacidade motora (fala e respiração) ou cognitiva (memória e aprendizado). E os motivos são variados: genética, infecções, lesões, má alimentação ou sedentarismo.

Em 2016, a Organização Mundial da Saúde constatou que mais de 6 milhões de pessoas foram a óbito em decorrência de derrames ou outras doenças cerebrais. E, em maio de 2021, outro estudo comprovou que longas jornadas de trabalho estão potencializando este tipo de ocorrência.

Como se trata de um grande problema de saúde da sociedade moderna, fizemos esse artigo para esclarecer alguns pontos. Os tópicos abordados serão:

• o que são doenças cerebrais;
  • quais as principais doenças cerebrais;
  • como se prevenir de doenças cerebrais.

Portanto, se o seu objetivo é ter uma vida mais tranquila e próspera, continue aqui com a gente!

O que são doenças cerebrais?

Você já entendeu os diversos danos causados por elas e que se trata de um problema recorrente em nossa sociedade. Mas, para um melhor entendimento do que vem a seguir, é melhor que estabeleçamos este conceito.

Doenças cerebrais são disfunções que atingem o sistema nervoso central e periférico (cérebro, nervos, músculos e medula espinhal).

Quais são as doenças cerebrais mais comuns?

Nosso cérebro pode ser acometido por tantos tipos de doenças cerebrais que não daria para citar todas nesse texto. Porém, existem aquelas que são mais recorrentes e as que são mais graves. Trataremos de explicar algumas delas para você!

Cefaleia

Como age no corpo?

Conhecida também como “dor de cabeça”. Nem sempre se trata dos primeiros sintomas de outra doença. Pode variar de intensidade e algumas de suas causas são: falta de sono, uso de óculos com grau incorreto, estresse, exposição a ruídos altos ou adereços apertados na cabeça.

Sintomas

Neste caso, a doença é o próprio sintoma.

Tratamento

Para casos mais amenos, é possível se recuperar apenas com um descanso em um cômodo escuro e sem ruídos. Se ainda não estiver melhor, é aconselhado buscar atendimento médico especializado.

Enxaqueca

Como age no corpo?

É um tipo de cefaleia. Ocorre na região lateral e costuma latejar. Não é possível afirmar quais são as causas desta doença. Mas elementos como sono irregular, má alimentação e consumo excessivo de bebidas alcoólicas podem desencadear crises.

Sintomas

Além da dor de cabeça latejante na região lateral, você pode sentir intolerância à luz e ruídos, bem como náuseas. Tudo isso junto pode ocasionar alguns vômitos.

Tratamento

Medicamentos preventivos e para alívio da dor ajudam no controle da enxaqueca. Você pode se tratar tentando aliviar seu estresse por meio de técnicas de relaxamento.

TDAH

Como age no corpo?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade não age exatamente no corpo. Mas sim no comportamento da pessoa em questão.

Sintomas

Neste caso, o nome é autoexplicativo. Esses sintomas podem acarretar em baixa autoestima e dificuldades para interagir e alcançar bons resultados na escola ou trabalho.

Tratamento

O tratamento é feito por meio de medicamentos e psicoterapia.

Mal de Parkinson

Como age no corpo?

Essa doença ataca o sistema nervoso central, responsável pelos movimentos, e causa tremores involuntários.

Sintomas

Além do tradicional tremor na mão, a pessoa acometida por esta doença pode ter: dificuldade para se equilibrar, lentidão e até falta de mobilidade (rigidez).

Tratamento

É importante que você se cuide fazendo exercícios físicos. Porém, é necessário atendimento médico especializado para aumentar a dopamina do paciente.

Mal de Alzheimer

Como age no corpo?

As conexões das células cerebrais morrem, o que acarreta, principalmente, perda de memória.

Sintomas

Além da perda de memória, outros sintomas notáveis são confusão mental, derivadas de danos causados em outras funções importantes do cérebro.

Tratamento

Suplementação alimentar e exercícios físicos ajudam bastante. Mas, mais uma vez, é necessário acompanhamento médico para uso de medicamentos que melhoram a cognição.

AVC

Como age no corpo?

O Acidente Vascular Cerebral é quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido. E as consequências são perceptíveis tanto no comportamento da pessoa quanto em sua aparência.

Sintomas

São variados. Mas os principais são: dificuldade para andar, falar e compreender; como também paralisias do rosto, braço e/ou perna.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com cada caso. Mas a situação de emergência requer sempre atendimento médico especializado. Em alguns casos é necessário procedimento cirúrgico.

Como se prevenir de doenças cerebrais?

Como em diversos casos não há cura, o ideal é criar consciência sobre o tema e criar novos hábitos, além de ter uma rotina de exames e check-ups médicos.

Exercícios físicos, boa alimentação, sono regulado e exames de rotina ajudam muito na prevenção. Neste último caso, a descoberta precoce pode potencializar o tratamento e evitar sequelas. Se você quer continuar aprofundando seu conhecimento sobre o tema e conservar sua própria saúde, recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a cefaleia!