Novembro Azul: entenda a importância dessa data

Exame mostrando doenças cerebrais
Conheça as principais doenças cerebrais e como se prevenir
18 de novembro de 2021
laudo médico: doutor receitando laudo com caneta
Saiba como a parceria com uma clínica para laudo médico pode ser benéfico para o seu negócio
2 de dezembro de 2021
Exame mostrando doenças cerebrais
Conheça as principais doenças cerebrais e como se prevenir
18 de novembro de 2021
laudo médico: doutor receitando laudo com caneta
Saiba como a parceria com uma clínica para laudo médico pode ser benéfico para o seu negócio
2 de dezembro de 2021

Novembro Azul: entenda a importância dessa data

Novembro Azul: laço azul em fundo azul

A campanha Novembro Azul tem como objetivo aumentar a conscientização para os cuidados com a saúde do homem, principalmente em relação ao câncer de próstata, doença que é foco dessa ação. Segundo informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer), esse é o tumor mais comum entre o sexo masculino, atingindo um em cada 6 brasileiros ao longo da vida.

Por isso, a campanha Novembro Azul é fundamental, relembrando anualmente a importância de manter exames preventivos em dia não só pelo o câncer de próstata, mas também para evitar outras doenças e cânceres. A seguir, entenda a importância desta data acompanhando a leitura!

A importância da campanha Novembro Azul

A campanha Novembro Azul é um movimento mundial que acontece todos os anos neste mês, como forma de reforçar a importância dos cuidados preventivos e exames de rotina, evitando o câncer de próstata e possibilitando um diagnóstico precoce, ação que aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Durante esse período do ano, é comum que muitas informações a respeito da campanha surjam, ajudando a fortalecer a conscientização de homens por diferentes veículos de comunicação e redes sociais.

Considerando que a cada 38 minutos, um homem vai à óbito pelo câncer de próstata no Brasil, e como essa mortalidade poderia ser diminuída com os cuidados adequados, a campanha Novembro Azul é fundamental.

Afinal, é preciso acabar com tabus e preconceitos contra os exames de prevenção, incentivando os homens a terem cada vez mais cuidados com sua saúde para melhorar a qualidade de vida e bem-estar.

Fatores de risco do câncer de próstata

A campanha Novembro Azul alerta também para os fatores de risco da doença. As principais vítimas do câncer de próstata são homens com mais de 50 anos. No entanto, a doença começa a se desenvolver muito antes. Por isso a prevenção e diagnóstico precoce são tão importantes.

Além disso, pessoas com parentes de primeiro grau (irmão ou pai), que tenham desenvolvido câncer de próstata estão mais propensos a ter a doença, e precisam realizar exames de rotina periodicamente.

Outros fatores de risco para o câncer estão relacionados aos hábitos de saúde, como a alimentação rica em gordura, sódio, carne vermelha, obesidade e sedentarismo. Da mesma forma, hábitos nocivos como abuso de bebidas alcoólicas e cigarro podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

Sintomas do câncer de próstata

Os exames preventivos para o câncer de próstata são essenciais pelo fato da doença não apresentar sintomas no estágio inicial, dificultando seu diagnóstico. Contudo, quando em estágio avançado, o câncer apresenta sintomas como:

  • fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • constante vontade de urinar;
  • vontade de urinar durante a noite;
  • disfunção erétil;
  • dor em quadril, ombros, costas, coxas, e ossos;
  • sangue na urina;
  • fraqueza ou dormência nas pernas.

Exames usados para diagnosticar o câncer de próstata

As chances de cura do câncer de próstata dependem quase exclusivamente de um diagnóstico precoce. Para isso, é preciso realizar exames periódicos que ajudam na detecção da doença ainda em fase inicial, como o toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico), enzima que ajuda na identificação, no exame de sangue.

Além destas estratégias que devem ser adotadas por homens a partir dos 50 anos, outros exames específicos contribuem para o diagnóstico e direcionamento do tratamento adequado, como o ultrassom e a ressonância da próstata.

Como prevenir o câncer de próstata

O câncer de próstata não pode ser evitado, contudo, é possível prevenir a doença e seu diagnóstico tardio com a adoção de alguns hábitos saudáveis de vida. Entre eles, os principais são:

  • controle de doenças crônicas, pressão arterial, colesterol e diabetes;
  • prática de exercícios físicos regularmente;
  • alimentação equilibrada;
  • abandono de hábitos nocivos, como o tabagismo;
  • realização de exames periódicos.

Novembro Azul: a SCOPP faz sua parte!

Você conheceu na leitura de hoje a importância da campanha Novembro Azul, como forma de alerta para que os homens aumentem os cuidados com a saúde, melhorando o bem-estar e qualidade de vida. 

Para isso, medidas de prevenção devem ser colocadas em prática, como uma rotina saudável e a realização de exames periodicamente. Gostou desse artigo? Então, conheça também a importância dos exames de rotina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.