Gel para ultrassom: saiba o que é esse exame e quais os cuidados relacionados

exames de rotina: senhora e doutor sorrindo em consulta
5 exames de rotina que todo mundo deve fazer para ter a saúde em dia
7 de outubro de 2021
Doenças crônicas: Médica mostrando exame para paciente
Doenças crônicas: saiba o que são e quais as mais comuns
4 de novembro de 2021
exames de rotina: senhora e doutor sorrindo em consulta
5 exames de rotina que todo mundo deve fazer para ter a saúde em dia
7 de outubro de 2021
Doenças crônicas: Médica mostrando exame para paciente
Doenças crônicas: saiba o que são e quais as mais comuns
4 de novembro de 2021

Gel para ultrassom: saiba o que é esse exame e quais os cuidados relacionados

doutor passando gel para ultrassom em mulher grávida

Se você já acompanha nosso blog, já conhece os principais exames de imagem e sabe que o ultrassom é um deles. Porém, mais importante do que realizar o procedimento, é realizá-lo corretamente, não é mesmo? Pensando nisso, o gel para ultrassom é essencial.

A ultrassonografia pode ser solicitada pelo médico mais de uma vez e é utilizada para visualizar qualquer tecido ou órgão do corpo humano, com o objetivo de tentar detectar precocemente uma doença.

Também é muito utilizado para atender grávidas, já que não emite qualquer tipo de radiação. A duração do exame pode variar de acordo com a necessidade do médico, porém normalmente é realizado em 20 minutos e é prático e indolor.

Porém, sem o gel para ultrassom, nada disso seria possível. Também é conhecido como gel condutor, ele ajuda na condução e aderência do transdutor (aparelho que emite e capta ondas sonoras) à pele do paciente. Só assim é possível gerar as imagens em movimento.

Abordaremos mais detalhes do gel para ultrassom por meio dos seguintes tópicos:

  • qual a finalidade em usar o gel para ultrassom;
  • quais os benefícios do gel para ultrassom;
  • quais vantagens que o gel para ultrassom oferece para o diagnóstico.

Então, se você quer saber a importância do gel para ultrassom para a realização correta do exame de imagem, fique aqui com a gente e continue lendo a leitura!

Por que usar o gel para ultrassom?

Para entender melhor a importância do gel, é interessante saber como o ultrassom acontece. Como dito anteriormente, ele é feito pela captação e emissão de ondas sonoras. Já estas são responsáveis por gerar imagens para uma avaliação médica posterior.

Sendo assim, o gel para ultrassom torna-se obrigatório. Sem ele, o ar existente entre o aparelho e a pele do paciente prejudicaria a captação e emissão das ondas sonoras e, consequentemente, a imagem final do exame.

Uma dica para potencializar ainda mais esse recurso é aquecê-lo próximo a temperatura corporal (35,4ºC e 37,2ºC). Ao eliminar o toque gelado do transdutor, o paciente irá ficar mais confortável e relaxar, facilitando o prosseguimento do exame.

Ao mesmo tempo, pode melhorar o desempenho do gel, aumentando a qualidade da imagem ou do sinal.

Quais os benefícios do gel para ultrassom?

Existem dois benefícios principais com a utilização deste artifício. São eles:

Elimina a perda de energia no vácuo de ar existente entre o transdutor e o paciente

Como as ondas sonoras se dissipam pelo ar, o gel para ultrassom é responsável por ser um meio condutor para a ligação entre a pele e o transdutor.

Dessa forma, é o responsável por evitar o vácuo entre o equipamento e a pele, assim criando uma imagem mais nítida.

Auxilia na acoplagem e manuseio do transdutor

Por ser uma mistura de água e propilenoglicol, é viscoso. Essa textura não é por acaso, já que sua principal utilidade é reduzir a estática.

Ao aplicar uma fina camada deste produto pegajoso sobre o transdutor, será possível deslizá-lo suavemente, evitando escorregões e prejudicando a imagem reproduzida no televisor do consultório.

Quais vantagens o gel para ultrassom oferece para o diagnóstico?

A maior vantagem de todas é a resolução mais nítida das imagens. Em 2D ou 3D, serão interpretadas por um radiologista que emitirá laudos sobre a região do corpo analisada.

A imagem cinzenta transparece e facilita a detecção de massas, lesões ou presença de líquidos, Também é possível identificar alterações na estrutura, altura e composição de órgãos e tecidos moles.

Como você pôde ver, a ultrassonografia é muito importante para diagnósticos precoces e para o pré-natal, podendo ser solicitada pelo médico até mais de 4 vezes durante o período de 9 meses de gestação. Portanto, realize seu exame de ultrassom com segurança e excelência em uma clínica com décadas de tradição em diagnósticos por imagens. A SCOPP é um dos mais respeitados centros de diagnósticos de São Paulo, portanto, confira nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.